Hoje, 17 de fevereiro de 2025, estivemos na praça Campo de’ Fiori desde o final da manhã, reunidos sob a estátua de Giordano Bruno com espírito livre e pensamento crítico para lembrar o aniversário de sua execução pelas mãos da Igreja Católica. Expressamos nossas ideias através de intervenções no megafone, reafirmando nosso rechaço a toda autoridade e dogma.
Uma faixa dizia: “nem deus, nem estado, nem guerra: liberadəs todxs em Terra Livre”, reafirmando nosso compromisso contra toda forma de opressão e por um mundo sem hierarquias.
À tarde, compartilhamos a praça com a UAAR de Roma, com quem organizamos um pequeno flash mob. Um momento de troca e cumplicidade que enriqueceu o dia e reforçou a importância da liberdade de pensamento contra qualquer imposição religiosa ou estatal.
Um aniversário que, mais uma vez, nos lembra que a luta pela autodeterminação e liberdade não é apenas memória, mas ação cotidiana.
Grupo anarquista Mikhail Bakunin – FAI Roma & Lazio
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Um ventilador
espalha o calor
e as notas da sinfonia
Winston
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…