
A biblioteca anarquista “Libertad” foi criada em Paris, em 2010, como um espaço “onde experiências e perspectivas podem ressoar umas com as outras, para pôr fim a um mundo mortal baseado na lógica da exploração e dominação”. Mês após mês, muitas discussões, debates, palestras e exibições de filmes aconteceram lá, entre milhares de livros, arquivos e zines disponíveis para empréstimo ou distribuição. Suas paredes ecoaram as vozes de camaradas de outros continentes que vieram compartilhar suas lutas.
Elas nos permitiram reunir documentos e testemunhos de lutas passadas para aprofundar as possibilidades do presente. Elas falaram em solidariedade com camaradas presos e com as ondas de ataques ao existente. Vibraram com debates vivos sobre os novos assaltos da dominação à liberdade e à vida, e os diferentes caminhos a serem trilhados para derrubar o mundo como ele é.
Muitos encontraram nesses debates uma fonte de inspiração para rupturas, assim como encontros significativos, “tantas oportunidades de abandonar os caminhos alienantes da resignação e de afiar nossas críticas para o aqui e agora”.
Ao longo dos últimos catorze anos, a biblioteca Libertad sempre fez questão de se manter longe de financiamentos institucionais, graças, em particular, a eventos de apoio, como refeições, concertos, mas também doações e criatividade coletiva. Localizada no bairro de Belleville, em Paris, a biblioteca enfrenta um aluguel que se torna mais pesado a cada ano. É por isso que estamos fazendo este apelo excepcional por apoio financeiro, para que possamos quitar a dívida acumulada com o aluguel que nos sufoca… e continuar a explorar os vasos comunicantes entre ideias e ação com total autonomia, sem mestres nem escravos. Precisamos arrecadar vários milhares de euros para pagar esse déficit e continuar a pagar o aluguel semestral de 6.000 euros.
Acolhemos todos os tipos de doações anônimas e iniciativas públicas organizadas de forma descentralizada, que, é claro, serão somadas aos nossos próprios esforços.
Se tiver perguntas ou quiser mais informações, escreva diretamente para amiesdelibertad@riseup.net… e, de qualquer forma: viva a anarquia!
Participantes da biblioteca anarquista Libertad,
(bibliothequelibertad.noblogs.org)
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Um trovão estronda –
e os trovõezinhos ecoam
na selva em redor.
Nenpuku Sato
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!