
Dia 22/03 teremos o segundo encontro do Cineclube Chico Cubero no CCS. Exibiremos dois episódios da série brasileira “Enredos da Liberdade – O Grito do Samba pela Democracia” e teremos a presença do diretor, Luis Carlos de Alencar, para o bate-papo: Integrante do IEL (Instituto de Estudos Libertários), sócio-diretor da produtora Couro de Rato, Luis Carlos de Alencar é documentarista e produtor executivo, seu trabalho aborda processos políticos e movimentações sociais, narrando lutas populares e pensamentos dissidentes. Dentre as obras recentes que dirigiu estão a série para a Globoplay Enredos da Liberdade (5 EPs, 2024), e os docs Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor (2022); Genocídio e Movimentos (2021) e Homens Invisíveis (2019).
“Enredos da Liberdade” traz o contexto dos anos 80, quando, mesmo censuradas e vigiadas, as Escolas de Samba fizeram enredos críticos inesquecíveis e enfrentaram a Ditadura Militar com coragem, criatividade e muita alegria.
Episódios que exibiremos:
Ep 1: Um Sonho Que Resiste: 1980-1981 (34 min) – Bombas são explodidas por militares terroristas descontentes com a redemocratização do Brasil e as Escolas de Samba cantam o sonho de um novo país.
Ep. 3: O Carnaval Das Diretas: 1984-1985 (37 min) – O povo brasileiro luta pelas eleições diretas para Presidente e as Escolas de Samba participam ativamente das manifestações.
Direção: Luis Carlos Fontes de Alencar Filho
Roteiro: Rodrigo Antonio Reduzino, Vitor Gurgel de Medeiros
Gênero: Documentário
Ano de lançamento: 2023
País: Brasil
Cineclube Chico Cubero
Data: Sábado, 22/03/25
Teremos pipoca, se puder e quiser, traga algo para beber!
Local: Sede do CCS de SP (Rua Gal. Jardim, 253, sl. 22, Vila Buarque – SP)
Os encontros são presenciais, gratuitos e abertos para todas as pessoas interessadas. Lembrando que o CCS-SP se orienta pelos princípios anarquistas, tais como autogestão, apoio mútuo, internacionalismo, anticapacitismo, anticapitalismo e não partidarismo. Não toleramos qualquer tipo de discriminação de raça, gênero ou sexualidade.
agência de notícias anarquistas-ana
paciência de tartaruga
cem anos
em cada ruga
Alexandre Brito
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?