
25 março 2025 | Marselha | 19h | Livraria Transit – 51 Bd de la Libération –13001 | Apresentado por Philippe Diaz
Jean Meslier era o pároco de uma pequena aldeia nas Ardenas no século XVII. Lá ele escreveu um dos tratados mais visionários da história da humanidade, propondo uma nova forma de sociedade.
Ele foi o primeiro a lançar as bases do comunismo 150 anos antes de Marx, a delinear a teoria da evolução 100 anos antes de Darwin e a lançar as bases de uma sociedade anarquista 100 anos antes de Proudhon e Bakunin. Ele também foi o primeiro a escrever um tratado sobre o ateísmo, não como um conceito intelectual, mas como uma ferramenta para a libertação dos povos.
Mas, como Meslier escreveu suas memórias à noite, como ele mesmo diz “com pressa”, ele não se importava com estilo ou ensaios. Ele escreveu sob a influência da revolta e da paixão, o que torna este trabalho muito difícil de ler. As páginas que seguem a introdução, a vida de Jean Meslier e seu manuscrito, e que precedem a análise de sua sociedade anarquista, são uma condensação das mil páginas de suas Memórias.
>> Desde o trabalho para elevar o padrão da livraria, a capacidade da livraria é limitada, por isso aconselhamos que você chegue cedo. Desculpe por essa restrição.
agência de notícias anarquistas-ana
Aqui e ali,
Sobre os campos florescem
As quaresmeiras.
Paulo Franchetti
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!