Recentemente, os antiautoritários se reuniram para o pré-congresso Perhimpunan Merdeka em algum lugar da Indonésia para trabalhar em prol de uma federação anarquista.
Um companheiro envolvido nesse evento relata um levante que está ocorrendo na Indonésia e que até agora recebeu pouca cobertura da mídia internacional.
Para entender melhor o contexto, confira abaixo tradução de um folheto distribuído por anarquistas como parte do movimento na cidade de Makassar em 20 de março. Ele foi publicado originalmente em perhimpunanmerdeka.wordpress.com.
“O projeto de lei do TNI (Exército da Indonésia) não é apenas mais uma lei – é uma declaração de guerra contra a liberdade do povo!
Esse REGIME DE OLIGARQUIA ARMADA busca restaurar o domínio militar sobre todos os aspectos da vida, repetindo os tempos da Nova Ordem, quando o exército era uma ferramenta de opressão!
Com o apoio de vários partidos políticos, ex-ativistas, influenciadores e intelectuais oportunistas, eles estão ansiosos para inserir os militares nas instituições civis, garantindo o controle total sobre a vida das pessoas. Desde o Gabinete do Procurador-Geral, ministérios e agências civis até a distribuição de arroz e fertilizantes, passando por questões de terras agrícolas e programas de refeições gratuitas – tudo é projetado para garantir os interesses oligárquicos e manter as pessoas submissas sob as botas dos militares!
Eles falam sobre “Operações Militares Diferentes da Guerra”, mas sua verdadeira intenção é clara: livrar os militares da supervisão parlamentar, dando-lhes legitimidade sem controle para agir como bem entenderem! Isso significa que podemos esperar mais desaparecimentos forçados, apropriação de terras de cidadãos e comunidades indígenas, destruição de florestas e oceanos e repressão aberta contra aqueles que ousam resistir!
Pior ainda, os militares agora estão se intrometendo no fornecimento de alimentos, na distribuição de GLP e em projetos nacionais! Essa é a verdadeira face do capitalismo de estado – os militares como executores dos capitalistas, garantindo que as pessoas permaneçam abaixo de um padrão de vida decente e sem poder!
O projeto de lei do TNI deve ser combatido! Não precisamos de militares em assuntos civis!
Construa o poder popular de baixo para cima por meio de conselhos locais, conselhos de fábrica, acampamentos, cooperativas e redes econômicas para substituir essa estrutura social corrupta!
Organize a resistência de base por meio de comitês de ação autônomos!
Expulsem os militares dos assuntos civis!
Retomar o controle de nossas vidas!
Sem Patrões, Sem Escravos!
Solidariedade, liberdade e justiça para todos!
Perhimpunan Merdeka – Makassar“
Aparentemente, estão ocorrendo tumultos em todo o país. Muitos jovens estão nas ruas usando símbolos anarquistas. Policiais da tropa de choque atacam o movimento e até mesmo sequestram ambulâncias com ativistas feridos que deveriam ser tratados no hospital. Delegacias de polícia e parlamentos regionais são atacados.
Mais informações sobre isso provavelmente serão fornecidas mais tarde. Fique ligado!
Fonte: https://globalmayday.net/2025/03/25/anarchist-uprising-in-indonesia/
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre a folha seca
as formigas atravessam
uma poça d’água
Eunice Arruda
esperemos que si, asi se difunde más, salud
A FACA agradece a ressonância que nossas palavras tem encontrado na ANA: ideias e projetos autônomos, horizontais, autogeridos e anticapitalistas…
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…