
Desde a Organização Resistência Anarquista (ORA) expressamos nosso mais enérgico repúdio à demolição do monumento em homenagem a Osvaldo Bayer, levada a cabo em Río Gallegos como parte de uma ofensiva reacionária que busca apagar a memória dos povos e legitimar um modelo de país baseado na repressão, no esquecimento e na exploração.
Este não é um ato isolado. É parte de um projeto político que necessita arrasar com toda forma de pensamento crítico e toda história de dignidade. O monumento demolido recordava Bayer e as greves obreiras da Patagônia Rebelde, onde o Estado argentino fuzilou centenas de peões rurais entre 1920 e 1922 por reclamar condições de vida e trabalho dignas. Foi Bayer quem, com rigor e valentia, tirou essa verdade dos arquivos e a converteu em memória coletiva.
Estão matando a verdade histórica.
Estão demolindo a história escrita com sangue obreiro. Estão pisoteando a memória dos que lutaram por pão, terra e justiça.
Denunciamos esta ação como um ato de censura, de negacionismo e de provocação ideológica. Reivindicamos a Osvaldo Bayer como um verdadeiro libertário, comprometido com os princípios do anarquismo, com a defesa dos direitos humanos, com o antimilitarismo, com o internacionalismo e com as lutas dos povos originários.
Não aceitamos que os que governam hoje, com discursos de ódio, motosserra e servilismo ao poder econômico, se autodenominem “libertários”.
Não o são.
Libertários foram os peões rurais fuzilado pelo Exército. Libertário foi Osvaldo Bayer, que pôs sua vida a serviço da verdade, da memória e da justiça social.
Por cada monumento que derrubem, levantaremos milhares.
Por cada ataque à memória, responderemos com organização, com história viva e com luta.
Por cada mentira, responderemos com a verdade dos povos que resistem.
Osvaldo Bayer vive em cada luta popular!
A memória não se apaga, se defende com as mãos!
E por cada um que tirem, levantaremos milhares mais!
Organização Resistência Anarquista (ORA)
Março de 2025
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/03/27/argentina-osvaldo-bayer-voltara-ao-seu-lugar/
agência de notícias anarquistas-ana
lua nublada
no alto da montanha
a solitária árvore
Alonso Alvarez
esperemos que si, asi se difunde más, salud
A FACA agradece a ressonância que nossas palavras tem encontrado na ANA: ideias e projetos autônomos, horizontais, autogeridos e anticapitalistas…
parabens
Parabéns pela análise e coerência.
Olá Fernando Vaz, tudo bem com você? Aqui é o Marcolino Jeremias, um dos organizadores da Biblioteca Carlo Aldegheri, no…