[Itália] Solicitam entre 5 anos e 6 meses a 7 anos de cárcere para os processados pela Operação Scripta Scelera

A INQUISIÇÃO EM FUNCIONAMIENTO. SOLICITAM ENTRE 5 ANOS E 6 MESES A 7 ANOS DE CÁRCERE PARA OS PROCESSADOS NO JULGAMENTO MASSIVO DERIVADO DA OPERAÇÃO SCRIPTA SCELERA


Na terça-feira, 1º de abril, aconteceu em Massa uma das audiências mais importantes do julgamento contra quatro anarquistas acusados na Operação Scripta Scelera pela edição e distribuição da publicação quinzenal anarquista internacionalista “Bezmotivny”. A partir das 12h00 aconteceram as intervenções com microfone e faixa na Piazza Palma, e a partir das 15h00 houve presença na sala dos companheiros solidários presentes.

No transcurso da audiência, o Promotor Manotti, da Direção de Distrito Antimáfia e Antiterrorismo de Gênova, apresentou seu texto de acusação e, em seguida, expôs as petições de condenação contra os acusados em relação com as duas acusações do processo: incitação a cometer delitos com a circunstância agravante de finalidade terrorista (assim como apologia dos delitos terroristas) e ofensa à honra ou ao prestígio do Presidente da República. Não solicitou, no entanto, condenação pela circunstância agravante de ter cometido o delito mediante ferramentas informáticas ou telemáticas.

Estas são as peticiones: 7 anos de cárcere para Gino, 6 anos para Luigi (com a revogação da suspensão da pena por uma condenação anterior que lhe impôs o Tribunal de Ravena), 5 anos e 6 meses para Gaia e Paolo. Na terça-feira, 8 de abril, de novo às 15h00 horas no tribunal de Piazza De Gasperi, se celebrará a audiência com os argumentos da defesa e a sentença.

Antes de fazer algumas breves reflexões, recordemos que este processo – excluído o delito associativo inicialmente impugnado – afeta a quatro acusados no processo, aqueles para os quais este processo foi ordenado em janeiro de 2024 e que naquele momento se encontravam em prisão domiciliar restritiva, enquanto que pelo que respeita aos outros seis acusados, o processo se manteve na fase de instrução.

Desde algum tempo, o aparato repressivo tenta freneticamente “deter” os anarquistas. Com os procedimentos que aconteceram nos últimos anos contra certos jornais, essencialmente estão nos “repreendendo” por ser o que somos, e em particular com Scripta Scelera o Estado quer golpear a agitação e a propaganda anarquista. A descarada vontade de silenciar as publicações revolucionárias, assim como de demonizar as ações de ataque contra o Estado e o capitalismo, mostram o verdadeiro alcance da cara permissiva do Estado e sua “liberdade de expressão”, especialmente em tempos de guerra. Sete anos de prisão pela mera publicação de um jornal – os cerca de sessenta números de “Bezmotivny”- nos parece a maior petição de pena jamais realizada em um julgamento contra anarquistas em referência ao que são, objetivamente, “delitos de opinião”. As ideias anarquistas são evidentemente perigosas porque transbordam urgência de vida, porque exortam a não passar a existência de joelhos, porque falam da vontade de derrubar radicalmente este velho mundo, porque sugerem um método de luta, porque…

Que mais há que dizer? A advertência da nova inquisição dirigida pela promotoria antiterrorista e a polícia de prevenção é clara: ante a combinação teórica-prática do anarquismo, ou silêncio ou condenação. No entanto, se acreditam que podem convencer-nos de que o jogo não vale a vela, estão muito equivocados…

3 de abril de 2025

Fonte: https://lanemesi.noblogs.org/post/2025/04/07/linquisizione-al-lavoro-richiesti-dai-5-anni-e-6-mesi-ai-7-anni-di-carcere-per-gli-inquisiti-nel-processo-di-massa-derivato-dalloperazione-scripta-scelera-3-aprile-2025/   

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/20/italia-o-estado-quer-silenciar-a-propaganda-anarquista-revolucionaria-nao-seremos-silenciados-nem-detidos-cartaz-solidario-com-os-investigados-na-operacao-scripta-scelera/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/04/25/italia-ultima-operacao-repressiva-contra-anarquistas/

agência de notícias anarquistas-ana

Até do tô-dango
os bolinhos se encolhem –
Vento de outono.

Morikawa Kyoriku

Leave a Reply