
Comunicado do Secretariado Permanente do Comitê Confederal da CGT ante o Primeiro de Maio de 2025.
Uma renovada estratégia imperialista está mudando o cenário internacional e nacional. O investimento em armamento por parte dos Estados é agora uma prioridade para o capitalismo mais agressivo e desumanizado. Este gasto suporá aumentar a dívida pública, com elevados interesses que acabarão afetando as questões sociais. Estamos nas mãos de uma minoria oligárquica que tem o controle do planeta e da vida da população mundial.
Por isso, desde a CGT temos a obrigação moral e ética de nos opormos nas ruas. Historicamente as guerras buscam o espólio, o endividamento e o enfrentamento entre os povos. Querem nos enganar com o discurso da “segurança nacional”, quando o que se fortalece é o rearmamento.
A CGT rechaça a proposta do Governo espanhol de aumentar o orçamento para a guerra. Desde a CGT defendemos relações internacionais baseadas na equidade, na justiça social e na solidariedade entre os povos. As armas e os exércitos são totalmente o contrário. Não à OTAN, Bases Fora. Destruição de todos os armamentos e reconversão da indústria armamentista em atividades de desenvolvimento humano.
Ante a crise do meio ambiente e os desastres ecológicos, provocados pelo capitalismo selvagem que assola nosso planeta, a CGT demonstrou na gestão das terríveis consequências da DANA em Valência, que somos uma organização anarcossindicalista com capacidade de resposta, que podemos nos organizar para apoiar a classe trabalhadora e as famílias afetadas. E que também sabemos denunciar os culpados exigindo responsabilidade e consequências legais para os mesmos. Ante a morte das 225 vítimas mortais, a CGT foi o único sindicato que conseguiu a imputação de altos cargos responsáveis pela gestão da DANA e a violação dos direitos laborais.
Não ao genocídio do povo palestino!
Nem guerra entre povos, nem paz entre classes!
Internacionalismo anarcossindicalista entre os povos!
Fonte: Gabinete de imprensa do Comitê Confederal da CGT
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol da manhã
deslizando sobre a folha
a gota de orvalho.
Alberto Murata
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata
Siga o perfil de instagram: @movimento_anarquista_acrata