
Nesta quarta-feira, 16 de abril, completa-se um ano desde que quatro jovens antifascistas — Imad, Javitxu, Daniel e Adrián — conhecidos como os Seis de Zaragoza, começaram a cumprir pena. Em solidariedade, a banda punk aragonesa Guiñote de Qontaqto (GDQ) lançou a música “A los presos por su nombre”, inspirada nesse caso.
O grupo denuncia as irregularidades do processo, as acusações desproporcionais e o forte viés político do julgamento. Após cinco anos de trâmite judicial, os quatro jovens, cuja única comprovação foi a participação em uma manifestação contra a extrema direita em 2019, foram condenados pelo Supremo Tribunal da Espanha a quatro anos e nove meses de prisão por “desordem pública agravada”, “atentado” e “lesões”.
A canção, disponível no YouTube, Bandcamp e Spotify, é descrita como um grito musical contra a criminalização do protesto e um gesto de solidariedade com aqueles que enfrentam repressão por exercer seu direito à manifestação. Ela incorpora sons de manifestações e declarações, incluindo a celebração da prisão por parte de Alejandro Nolasco, líder do partido de extrema-direita Vox.
O caso gerou uma ampla rede de apoio social em Aragão e outras regiões, destacando o uso do Judiciário para reprimir a dissidência. Mais de 3 mil pessoas marcharam recentemente em Zaragoza exigindo liberdade para os jovens. GDQ pretende, com essa música, amplificar o clamor coletivo por justiça.
Mais informações sobre a campanha: libertad6dezaragoza.info
Fonte: AraInfo
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/15/espanha-centenas-de-manifestantes-exigem-ao-governo-de-coalizao-a-libertacao-dos-6-de-zaragoza/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/02/espanha-marcha-ate-a-prisao-de-zuera-protesto-e-muito-mais/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/01/espanha-700-metros-de-solidariedade-com-os-seis-antifascistas-de-zaragoza/
agência de notícias anarquistas-ana
Borboletas brincam
Entre os canteiros de flores
Manhã de Domingo
Luci Tiho Ikari
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?