
Os centros sociais estão tradicionalmente entre as principais ferramentas de direção social disponíveis ao movimento libertário. Somos inspirados pelos milhares de exemplos de movimentos, desde os ateneus libertários em Barcelona durante a Revolução Espanhola e os centros sociais autogeridos na Itália na década de 1980, até a ZAD na França e as okupas e pontos de encontro anarquistas na Grécia, América Latina e ao redor do mundo.
Na Grécia, a repressão estatal se intensificou nos últimos anos, atingindo o movimento anarquista/libertário por meio de despejos generalizados de okupações e maiores restrições em espaços públicos, como praças e universidades. Isso nos coloca em uma posição cada vez mais difícil. Uma das dificuldades que enfrentamos surgiu da falta de espaços onde pudéssemos abrigar nossas atividades, procedimentos e assembleias, atividades necessárias para a continuidade de nossa luta política. Entretanto, além da necessidade de um local de encontro, acreditamos que os centros sociais são de crucial importância para ampliar a direção social do movimento anarquista/libertário e suas lutas.
Levando tudo isso em consideração, há cerca de 3 anos criamos o Centro Social Ovradera.
Ovradera é um centro social na cidade de Tessalônica, Grécia. Ela opera de forma auto-organizada, coletiva e anti-hierárquica, com seus princípios básicos de solidariedade e camaradagem. Suas instalações abrigam organizações e grupos anarquistas/libertários e feministas, além de uma editora libertária, um projeto de contrainformação e um hack-lab. Ao longo dos anos, também abrigou várias outras iniciativas, como um grupo de estudantes anarquistas, uma assembleia de solidariedade a um preso político e uma assembleia de pais.
Embora o Centro Social Ovradera tenha sido criado há 3,5 anos, ele teve que ser realocado recentemente. O novo espaço nos permite continuar nossas atividades, mas não tem a infraestrutura necessária para torná-lo seguro de qualquer ataque. Com a ascensão da extrema direita na Grécia — como é observado no mundo todo — espaços sociais como o nosso enfrentam uma ameaça cada vez maior. No ano passado, dois espaços sociais na cidade de Tessalônica foram alvos de fascistas. Dado que os grupos sediados em Ovradera estão ativamente envolvidos em ações antifascistas, o risco de um possível ataque aumenta.
Para proteger o espaço, o Centro Social Ovradera precisa arrecadar a quantia de 1.000 euros para cobrir o custo de blindagem do espaço com persianas de segurança. Isso ajudará a garantir que Ovradera continue sendo um espaço seguro e funcional que atue como um centro de resistência, solidariedade e auto-organização.
A SOLIDARIEDADE É A NOSSA ARMA!
Contribua para a campanha de apoio financeiro do Centro Social Ovradera no Firefund clicando aqui: https://www.firefund.net/ovradera
agência de notícias anarquistas-ana
Outono –
uma folha úmida
cobriu o número da casa.
Constantin Abaluta
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…