
Comunicado da Κενό Δίκτυο
Nos últimos dias, após um concerto de solidariedade [à Palestina], um evento cultural de massa na quadra coberta de basquete do Asteras Exarchia, em Strefi Hill, com a participação de milhares de pessoas, foram desencadeados acontecimentos que não estavam diretamente relacionados à organização, mas foram usados como pretexto de repressão.
Embora os incidentes tenham ocorrido em outros lugares, o local do show foi cercado por forças policiais, dezenas de prisões foram feitas sem que acusações fossem relatas e uma mensagem clara foi enviada: a expressão política e social está na mira.
Um anúncio sem precedentes foi feito pelo Ministro da Ordem Pública, Michalis Chrysochoidis: a proibição policial de shows, ações culturais e políticas em toda a área de Exarchia e Strefi Hill!
Esta decisão foi apresentada como uma medida para “proteger” o “maravilhoso” plano de requalificação da área, mas na realidade constitui um ataque violento ao próprio conceito de espaço público e de livre reunião.
A posição do governo não deixa espaço para interpretações equivocadas.
Exarchia — como todos os outros cantos do centro — está sendo transformada em zonas exclusivamente para turismo e empreendedorismo. O bairro onde antes batia o pulso da cidade agora é tratado como um “filé” para a compra de prédios, a criação de hotéis e apartamentos caros para alugar.
A comercialização não traz apenas aumento de aluguéis e deslocamento de moradores. Também traz silêncio. Silêncio nas praças, nos concertos, nos comícios políticos. A vida cultural está sendo deslocada para servir a interesses comerciais, com o espaço público sendo transformado em um campo de consumo em vez de criação.
Mas bairros não são projetos empresariais. Eles são o seu povo. São estudantes, trabalhadores, famílias, imigrantes, idosos, jovens. São os relacionamentos, as lutas, a solidariedade e o cotidiano. Tudo isso incomoda quem quer uma cidade vitrine, estéril de demandas sociais e resistências culturais.
Nossos bairros não são silenciosos!
A resposta a esse ataque deve ser coletiva, firme e criativa. Os bairros do centro da cidade continuarão vibrantes. Com seus moradores presentes. Com eventos no espaço público, com vozes vibrantes e presenças que se expressarão corajosamente contra a injustiça, que atacarão a exploração e a cultura de dominação.
Nossos bairros não serão entregues à especulação e ao silêncio!
A luta continua…
Fonte: https://www.alerta.gr/archives/37744
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/17/grecia-video-exarchia-sob-cerco-os-bastidores-do-motim-de-sabado-que-eles-nao-querem-que-voce-entenda/
agência de notícias anarquistas-ana
Algo faz barulho —
Cai sozinho, sem ajuda,
O espantalho.
Bonchô
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!