[Grécia] Sobre a proibição de concertos em Exarchia

Comunicado da Κενό Δίκτυο

Nos últimos dias, após um concerto de solidariedade [à Palestina], um evento cultural de massa na quadra coberta de basquete do Asteras Exarchia, em Strefi Hill, com a participação de milhares de pessoas, foram desencadeados acontecimentos que não estavam diretamente relacionados à organização, mas foram usados ​​como pretexto de repressão.

Embora os incidentes tenham ocorrido em outros lugares, o local do show foi cercado por forças policiais, dezenas de prisões foram feitas sem que acusações fossem relatas e uma mensagem clara foi enviada: a expressão política e social está na mira.

Um anúncio sem precedentes foi feito pelo Ministro da Ordem Pública, Michalis Chrysochoidis: a proibição policial de shows, ações culturais e políticas em toda a área de Exarchia e Strefi Hill!

Esta decisão foi apresentada como uma medida para “proteger” o “maravilhoso” plano de requalificação da área, mas na realidade constitui um ataque violento ao próprio conceito de espaço público e de livre reunião.

A posição do governo não deixa espaço para interpretações equivocadas.

Exarchia — como todos os outros cantos do centro — está sendo transformada em zonas exclusivamente para turismo e empreendedorismo. O bairro onde antes batia o pulso da cidade agora é tratado como um “filé” para a compra de prédios, a criação de hotéis e apartamentos caros para alugar.

A comercialização não traz apenas aumento de aluguéis e deslocamento de moradores. Também traz silêncio. Silêncio nas praças, nos concertos, nos comícios políticos. A vida cultural está sendo deslocada para servir a interesses comerciais, com o espaço público sendo transformado em um campo de consumo em vez de criação.

Mas bairros não são projetos empresariais. Eles são o seu povo. São estudantes, trabalhadores, famílias, imigrantes, idosos, jovens. São os relacionamentos, as lutas, a solidariedade e o cotidiano. Tudo isso incomoda quem quer uma cidade vitrine, estéril de demandas sociais e resistências culturais.

Nossos bairros não são silenciosos!

A resposta a esse ataque deve ser coletiva, firme e criativa. Os bairros do centro da cidade continuarão vibrantes. Com seus moradores presentes. Com eventos no espaço público, com vozes vibrantes e presenças que se expressarão corajosamente contra a injustiça, que atacarão a exploração e a cultura de dominação.

Nossos bairros não serão entregues à especulação e ao silêncio!

A luta continua…

Fonte: https://www.alerta.gr/archives/37744

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/17/grecia-video-exarchia-sob-cerco-os-bastidores-do-motim-de-sabado-que-eles-nao-querem-que-voce-entenda/

agência de notícias anarquistas-ana

Algo faz barulho —
Cai sozinho, sem ajuda,
O espantalho.

Bonchô

Leave a Reply