[Espanha] 1º de Maio: Obreiro, Libertário e Combativo

Representantes da CGT e da CNT apresentam a mobilização do Primeiro de Maio em Burgos

Em uma coletiva de imprensa, representantes da CGT e da CNT anunciaram as atividades planejadas para o Primeiro de Maio em Burgos, que girarão em torno de uma manifestação que começará à 1 hora da tarde na Plaza del Cid.

Neste 1º de maio, a CGT e a CNT saem às ruas para destacar a vida daqueles que perderam suas vidas em 1887, quando lutaram pela emancipação social e pela jornada de trabalho de 8 horas. Enfatizando que é hora de recuperar o valor da luta coletiva para gerar uma sociedade sob medida para o povo e criar alternativas ao capitalismo impiedoso. Que é hora de buscar alianças para que a pobreza, a desigualdade e a precariedade, cada vez mais generalizadas, especialmente entre mulheres, jovens, idosos e migrantes, sejam combatidas e erradicadas de uma vez por todas. O objetivo é acabar com as incessantes agressões sofridas pela classe trabalhadora: salários empobrecidos, demissões, desemprego, trabalho precário e sem direitos, acidentes de trabalho que ceifam muitas vidas, aposentadorias miseráveis, privatizações e cortes nos serviços sociais como saúde e educação, dificuldades de acesso à moradia, emigração e falta de perspectivas, repressão e leis mordaça.

Por outro lado, eles denunciaram que o imperialismo continua de forma selvagem, o imperialismo que nunca foi embora. Depois de mais de 18 meses de genocídio televisionado em Gaza, juntamente com dezenas de guerras fratricidas promovidas por interesses econômicos em todo o mundo, depois de testemunhar como as classes trabalhadoras são levadas à morte, como peças no tabuleiro de xadrez geopolítico, sacrificadas sem escrúpulos, vemos como cidades e vilarejos são arrasados, crianças são assassinadas e o planeta é destruído e poluído, mostrando que o capitalismo é, na realidade, um sistema que coloca os lucros econômicos acima das vidas humanas e do próprio planeta.

Por fim, para concluir, ressaltam que somente levantando a cabeça, a classe trabalhadora sairá fortalecida e pronta para avançar e conquistar os direitos sociais e trabalhistas, pois somente unindo forças será possível reverter o retrocesso nos direitos trabalhistas que estamos sofrendo há décadas, pois somente construindo poderemos alcançar uma sociedade mais justa, ecológica, antimilitarista, solidária, feminista… libertária.

cgtburgos.org

agência de notícias anarquistas-ana

a aurora
estende a rede de bruma
pelos vales

Rogério Martins

Leave a Reply