
Manifestação antifascista e antirracista contra a chegada de fascistas a Paris, sábado, 10 de maio, às 14h, em Port-Royal
Por 30 anos, os fascistas marcharam em 9 de maio em Paris para comemorar a morte de um deles, que caiu de um telhado à margem de uma manifestação identitária organizada pelo GUD. Este desfile da extrema direita francesa e europeia é conhecido como Comitê de 9 de maio ou C9M. Uma resposta antifascista foi rapidamente organizada e levou à proibição de sua marcha em 2008.
Depois de perder o fôlego em meados da década de 2010, o C9M está ressurgindo em 2023, e quase 500 fascistas e nazistas marcharam orgulhosamente por Paris em 2024 usando suas cruzes celtas.
Este ano, novamente, o C9M planeja desfilar no sábado, 10 de maio, de uma forma cada vez mais desinibida. Isso faz parte de um contexto duplo de ascensão do fascismo e da crescente criminalização da antifa em todo o mundo. Os fascistas estão se organizando em nosso país, em todos os níveis da sociedade, tanto institucionais (RN) quanto militantes. Em 16 de fevereiro de 2025, ativistas antifascistas da Young Struggle foram atacados com facas por fascistas gritando “Paris é nazista e Lyon também”, durante uma exibição em Paris.
Os fascistas agora se atrevem a interferir em nossas manifestações. Em toda a França, mesquitas são atacadas e incendiadas. É a ofensiva racista dos poderes constituídos, que está se espalhando por toda a sociedade, que os galvaniza tanto: ataques contra imigrantes indocumentados, islamofobia a todo custo. Em 18 de março, o Estado expulsou os menores desacompanhados da Gaîté lyrique e organizou uma verdadeira caçada humana em Paris, que terminou em uma onda de violência física e racista. Inevitavelmente, os fascistas se sentem como um peixe na água.
Apesar da violência e da repressão, continua existindo a resposta antifascista, a organização coletiva em nossas cidades, bairros e manifestações antirracistas e antifascistas como as que cercam o 22 de março, as comemorações de Clément Méric. A mobilização dos jovens em Belleville, as casas contra os despejos e a existência de muitos coletivos de luta mostram que, organizando-se coletivamente, é possível criar uma força antifascista, antirracista e feminista nas ruas.
A luta antifascista teve recentemente sucessos como a manifestação no 20º arrondissement em 8 de fevereiro de 2025, contra a comemoração do colaborador Brasillach (organizada pelo GUD), ou a resposta antifascista de 8 de março contra Nemesis e Nous Vivrons. Sem falar na AGM com 80 deter.e.s em 22 de março, que foi um grande sucesso! A possibilidade de reconstruir uma tradição antifascista unitária e intransigente surgiu no período.
É por isso que estamos convocando uma manifestação para se levantar contra o fascismo e os fascistas. Acima de tudo, não deixá-los na rua. Chamamos todos os habitantes e commerçant.es do bairro, os parisienses, de Ile-de-France. coletivos de luta, comissões estudantis, sindicatos, organizações políticas e associativas para se juntarem a nós nesta marcha contra o fascismo.
VAMOS IMPEDIR QUE OS NAZISTAS MARCHEM EM PARIS!
ATÉ O SÁBADO, 10 DE MAIO às 14h em Port Royal (local sujeito a alterações), acompanhe as informações em nosso instagram: @manifantifa10mai
Por questões de segurança, recomenda-se chegar e sair em grupo (e ler os posts anti-rep e de proteção coletiva que serão postados no insta)!
Signatários em 16 de abril: Action Antifasciste Angevine, Action Antifasciste Toulon, AFA Villefranche, AG antifasciste Rennes, AG féministe Paris Banlieue, Collectif 18e en lutte, Collectif antifasciste du 20e, Collectif Antifasciste Orléans, Collectif anti-fasciste Sarthe, Collectif Anti-Raciste et Anti-Fasciste Les Lilas Romainville Le Pré-Saint-Gervais, Collectif de lutte antifasciste Clignancourt, Collectif Insurrection Trans, Comité Grenoble du Réseau de Lutte contre le Fascisme, Comité Palestine Paris 3, Comité Palestine PSL, Connexion Ripostes Populaires Antifasciste 33, Coordination Sans Papiers 75, Extinction Rebellion Paris IDF, Groupe antifasciste Charvieu et environs, Haro Rouen, Jeunes Révolutionnaires, La bande noire, Le drapeau noir, Ligue de la Jeunesse Révolutionnaire, Marche des Solidarités, Offensive Antifasciste Albigeoise, Relève féministe, Réseau Angevin AntiFasciste, Rouen Autonome, Saintes Antifasciste, Soulèvements de la terre IdF, Tours Anti-Fasciste, Urgence Palestine Paris 18e
Para assinar o chamado para manifestação, escreva para manifantifa10mai@proton.me
Fonte: https://stuut.info/Paris-Manifestation-antifasciste-antiraciste-6380
agência de notícias anarquistas-ana
Sentadas num fio
estão cinco andorinhas
fugidas do frio
Eugénia Tabosa
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…