[Internacional] Referendo 2025: já temos os resultados!

NOVAS SEÇÕES DA CIT E APOIO CONTÍNUO PARA NOSSOS AMIGOS DA ÁSIA

Na CIT, todas as decisões são tomadas de baixo para cima. Isso quer dizer que todas as pessoas filiadas em qualquer seção participam no processo e que os organismos formais (como os Grupos de Trabalho ou o Comitê de Relações) só tem a responsabilidade de efetivá-las. Isto se consegue mediante congressos e referendos. Estes últimos são convocados sempre que surge uma nova questão entre congressos, ou que fiquem pendentes alguns assuntos, que por alguma razão eles não puderam resolver.

Para que isto possa funcionar, se submetem uma série de questões às seções e todas as pessoas filiadas aos sindicatos locais as discutem, de modo que possam expressar sua opinião a respeito. Depois, cada seção segue seu processo interno para chegar a um acordo. O delegado ou a delegada da seção no Comitê de Relações recebe um mandato para defender esta postura. O ideal é que todos os resultados dos referendos sejam conseguidos mediante o consenso, mas se isto não é possível, há um sistema de votação (pode-se consultar nossos estatutos no seguinte link: Estatutos – ICL-CIT).

Coordenar companheiros e companheiras de tantos países diferentes pode levar tempo. O Comitê de Relações (composto por uma pessoa de cada seção e, portanto, conhecedora dos processos internos desta para chegar a uma postura comum) deve elaborar um calendário que permita a consideração de todas as questões nos níveis local e nacional. Agrada-nos dizer que isto funcionou perfeitamente e que já dispomos dos resultados deste referendo.

Nesta ocasião, se submeteram quatro questões para consideração dos filiados:

  • Adesão da IWW Wisera: Wisera participou na CIT faz bastante tempo, mas no congresso anterior ficou pendente a ratificação de sua adesão. Esta foi aprovada por unanimidade de todas as seções participantes na consulta.
  • Adesão da CNT-França: A CNT-F solicitou sua entrada em nossa internacional no final de 2024. Esta foi aceita agora de maneira formal, de novo por unanimidade. Alegra-nos dar as boas vindas a esta nova seção!
  • Apoio a FGWM de Myanmar: Uma seção votou contra a continuidade do apoio econômico à FGWM, mas todas as demais se pronunciaram a favor. Ao mesmo tempo, nosso Grupo de Trabalho da Ásia segue colaborando de forma muito estreita com nossos amigos da região.
  • Moção sobre antimilitarismo: este ponto foi transferido do congresso anterior, já que nesse momento o texto não estava finalizado. Agora, as seções o aprovaram, de novo por unanimidade.

Uma vez mais, constatamos que é possível tomar decisões de baixo para cima e que este processo funciona perfeitamente através das fronteiras, em vários continentes e países.

iclcit.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

peixes voadores
ao golpe do ouro solar
estala em farpas o vidro do mar

José Juan Tablada

Leave a Reply