
Em 5 de junho de 2025, Gijón foi cenário de uma nova concentração em apoio às seis sindicalistas conhecidas como ‘Las Seis de La Suiza’, condenadas a três anos e meio de prisão por coações ao proprietário de uma padaria. A manifestação, que reuniu centenas de pessoas na Plaza Mayor, se realizou sob o lema “Facer sindicalismu nun ye delitu” (Fazer sindicalismo não é delito).
A concentração de 5 de junho foi mais uma mostra do amplo apoio social e sindical que recebeu o caso. Os manifestantes portavam cartazes com mensagens como “Liberdade às 6 de La Suiza” e “Não estão sós”, denunciando o que consideram uma sentença injusta e desproporcional, destinada a desalentar a ação sindical legítima.
Organizações sindicais como CCOO, UGT, CSI, SUATEA, CGT, USO, ISA e SF mostraram sua solidariedade, convocando manifestações e denunciando uma ofensiva contra o direito sindical. Uma manifestação sob o lema “Fazer sindicalismo não é delito” está prevista para 29 de junho em Gijón, com o objetivo de reivindicar a ação sindical como um direito fundamental e exigir a revogação de leis que criminalizam o protesto social.
O caso de ‘Las Seis de La Suiza’ reavivou o debate sobre a criminalização do protesto e a ação sindical na Espanha, convertendo-se em um símbolo da luta pela defesa dos direitos laborai e a liberdade sindical.
cnt.es
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/06/06/espanha-solidariedade-com-lxs-6-de-la-suiza-basta-de-perseguicao-fazer-sindicalismo-nao-e-crime/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/06/04/espanha-comunicado-contra-a-revogacao-da-suspensao-da-pena-de-las-6-de-la-suiza/
agência de notícias anarquistas-ana
Longe um trinado.
O rouxinol não sabe
que te consola.
Jorge Luis Borges
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?