
As bancas, oficinas e o show pós-evento fizeram deste um dia memorável
~ Don B ~
No sábado (7 de junho), ocorreu a quarta edição anual da Feira Anarquista de Livros Ewan Brown, realizada no Star and Shadow Cinema, em Newcastle Upon-Tyne. Já consolidada no calendário das feiras anarquistas do Reino Unido, as expectativas para o evento, como sempre, eram altas, e mais uma vez ele se superou, ampliando os sucessos dos anos anteriores.
Foi um dia de solidariedade, prazer e organização dedicada para futuras ações e iniciativas. Tudo isso não apenas pela causa do anarquismo, mas também em memória amorosa de Ewan Brown, um anarquista local que infelizmente perdemos e cuja ausência é profundamente sentida.
As bancas marcaram forte presença, com uma boa mistura de grupos locais e organizações de âmbito nacional. Da região, participaram o North East Anarchist Group (NEAG), a filial de Northumbria do sindicato IWW, a Food and Solidarity (organização local de ajuda mútua), o Tyneside Anarchist Archive e a campanha Battle of Stockton. Grupos locais de solidariedade à Palestina também estiveram presentes, como o Newcastle PSC e o People Against Rafael (grupo dedicado a fechar uma fábrica de armas de propriedade israelense na região), que compartilharam uma banca. Entre os grupos nacionais e internacionais estavam a AK Press, a PM Press e a Freedom Press. Todas as bancas atraíram bastante atenção ao longo do dia, e por vezes era difícil circular pelas duas salas onde estavam instaladas.
O tema das oficinas deste ano foi: “Fluxo criativo: escrevendo, falando, usando sua mente e suas mãos para transformar o mundo ao seu redor”. Foram cinco oficinas no total. O dia começou com uma palestra sobre escrita para pessoas presas, abordando como escrever de forma eficaz para quem está encarcerado. Em seguida, um membro do IWW falou sobre escrita radical e apresentou a nova publicação do sindicato, The Wobbly Times. A Food and Solidarity abordou estratégias e organização comunitária, enquanto o grupo Palestine Action falou sobre ações diretas e como contribuir para desmantelar a máquina de guerra israelense no Reino Unido. As oficinas se encerraram com um espaço de discussão para pessoas trans e não-binárias. Todas as atividades foram bem frequentadas, em especial a fala do Palestine Action, que lotou a sala a ponto de não ser possível se mover, o que demonstra o forte desejo por ações diretas radicais frente ao genocídio.
O dia terminou com um show à tarde. As bandas Gaydar, Ketwig Salon e Driven Serious se apresentaram para um público animado. O evento arrecadou fundos significativos para a próxima edição da feira e também ofereceu um merecido momento de descanso e confraternização.
A feira teve uma presença excelente ao longo do dia, com o espaço cheio nas salas de bancas, oficinas e no café do Star and Shadow. Com tantas causas locais para se envolver, da solidariedade com a Palestina à ajuda mútua, manter uma presença anarquista nesses espaços é mais importante do que nunca. O anarquismo está claramente em ascensão no Nordeste da Inglaterra, e eventos como esta feira são datas fundamentais no calendário para fortalecer nossa organização para mais um ano de luta.
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2025/06/12/report-from-newcastle-ewan-brown-anarchist-bookfair-2/
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/06/02/reino-unido-4a-feira-do-livro-anarquista-ewan-brown-de-newcastle-2025/
agência de notícias anarquistas-ana
Voando por aí
Pequena joaninha
Procura um lar.
Enzo Zanolli de Oliveira Puga
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!