
Saída às 19:00 HORAS da Glorieta de Santa Barbara, (Esquina ruas Severo Ochoa e Santa Barbara na Barriada Juan XXIII (Gamonal). Desde ali nos dirigiremos à entrada do complexo de Atapuerca.
Faz pouco mais de um mês nos manifestamos contra o Plano de Rearmamento Europeu, pela pretensão de destinar 800.00 milhões de € ao mesmo. Esta proposta suporia aceitar que nosso país dedicará mais de 3% de seu PIB a Gastos Militares.
Na próxima cúpula da OTAN, que acontecerá em Haia nos próximos 24 e 25 de junho, esta organização vai propor que os gastos militares de cada um dos países membros se incrementem até alcançar 5% de seus respectivos PIBs. O impacto que semelhante aumento poderia ter em gastos sociais essenciais poderia ser devastador.
Profundamente preocupados por estes anúncios e considerando, também, que a Aliança Atlântica faz parte de um sistema de segurança que transgrediu de forma reiterada a Carta das Nações Unidas gerando mais insegurança em diversas zonas geográficas do mundo, manifestamos que:
– Nos opomos ao atual destacamento militar estadunidense de 750 bases militares em mais de 80 países, com ao menos 275 bases e localizações em solo europeu.
– Consideramos totalmente inaceitável a existência de um arsenal de armas de destruição massiva, especialmente as armas nucleares, que põe em risco a existência da humanidade e da vida no planeta.
– Nos rebelamos ante as guerras comerciais impostas pelas elites econômicas em benefício próprio e contra os interesses das maiorias sociais em escala global.
– Continuamos insistindo na imperiosa necessidade de pôr fim à guerra da Ucrânia desde o respeito pelos Direitos Humanos e sobre a base da aplicação do Direito Internacional Humanitário em geral, como eixos articuladores de uma solução justa e advogamos por um cessar fogo imediato e negociações de paz entre todas as partes implicadas.
– Nos move a indignação ante a impassibilidade da comunidade internacional frente ao genocídio que perpetra o Governo de Israel contra o povo palestino.
Consideramos urgente, portanto, avançar para um sistema de segurança baseado no fomento da confiança e da cooperação entre países que se centre em dar resposta às ameaças globais: a fome, a desnutrição, a pobreza, a desigualdade, a enfermidade, o desemprego, a emergência climática, as armas de destruição em massa, a falta de respeito para os direitos humanos e o descumprimento sistemático do Direito Internacional.
Por todo isso, queremos construir coletivamente uma alternativa à segurança militarizada e para isso, convocamos os cidadãos e todas as organizações sociais, políticas e sindicais a manifestar seu rechaço ao incremento dos gastos militares, participando na Marcha e Concentração que acontecerão em Burgos na próxima quarta-feira, 25 de junho e em qualquer das ações que com este mesmo propósito se realizem no futuro. Vá vestido com roupas brancas.
Fonte: https://cgtburgos.org/2025/06/24/miercoles-25-de-junio-marcha-por-la-paz-no-a-la-otan-no-al-rearme/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Imersa em neblina
a cidade se reveste
de um tom de nostalgia…
Delores Pires
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!