
A CGT, CNT e a Plataforma pela Memória celebraram na quarta-feira, 25 de junho, uma nova homenagem à Valentín González, assassinado pela polícia durante a greve do Mercado de Abastecimento de Valência de 1979.
Na tarde da quarta-feira, 25 de junho se foi feita homenagem, um ano mais, a Valentín González Ramírez, que foi assassinado pela polícia durante a greve do Mercado de Abastecimento de 1979. A CGT, CNT e a Plataforma pela Memória do País Valência convocou ao redor de uma centena de pessoas no lugar onde morreu o jovem anarcossindicalista há 46 anos por um disparo a queima roupa de uma bala de borracha, por parte da polícia, quando ia socorrer seu pai que estava sendo golpeado por outro policial.
Quarenta e seis anos depois, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) segue recordando a figura de Valentín González, para além de manter viva sua memória, “reivindicar e homenagear a todas as vítimas da repressão durante uma etapa de nossa história, a Transição, que foi menos idílica do que os livros começam a contar às gerações mais jovens”, como explica Antonio Pérez Collado, veterano militante da CGT em Valência.
Antonio Pérez Collado recorda que “o mais emotivo daquele nefasto dia do recém-começado verão de 1979 foi a estrondosa resposta de solidariedade e condenação que deu a imensa maioria da sociedade valenciana, mais especialmente toda a classe trabalhadora e seus sindicatos”. Na greve de 27 de junho e na multitudinária manifestação em que se converteu o enterro de Valentín González, participaram a totalidade das organizações obreiras.
No ato de homenagem não faltou o acompanhamento musical de Estrela Roja de Benimaclet e de Faduval que fizeram soar “A las barricadas”, “Bella Ciao” e “La Muixeranga”, além de uma canção composta por Faduval por causa da homenagem ao mesmo Valentín.
Fonte: https://www.cgtpv.org/celebrat-un-nou-homenatge-a-valentin-gonzalez/
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/04/espanha-inaugurado-o-monolito-em-homenagem-a-valentin-gonzalez-no-mercado-municipal/
agência de notícias anarquistas-ana
Papagaio danado!
Canta, assobia e xinga o cão
e solta gargalhadas
Kingo Yamazaki
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível