
Na tarde de sexta-feira, 4 de julho, quase 300 pessoas foram às ruas da Cidade do México para participar da primeira Marcha Contra a Gentrificação sob o lema: “Gentrificação não é progresso, é desapropriação”. Os manifestantes denunciaram o aumento dos aluguéis e a expansão do turismo, que acabou deslocando pessoas de seus bairros.
Durante o protesto, manifestantes se separaram e um grupo “Black Bloc” carregando bandeiras palestinas e anarquistas avançou quebrando vidraças e pichando alguns estabelecimentos comerciais, além de soltar alguns fogos de artifício.
“Embora esta tenha sido a primeira marcha desse tipo, dificilmente será a última”, disse um manifestante, completando: “A gentrificação não se limita à Cidade do México; sua disseminação se expande em outras partes do país. O problema não está apenas nas novas construções ou no turismo, mas em um modelo de cidade que prioriza o lucro em detrimento do direito à moradia”.
A manifestação refletiu a crescente revolta de muitos moradores da Cidade do México, que viram os aluguéis dispararem e bairros antigos se tornarem luxuosos empreendimentos imobiliários à medida que a cidade se consolidava como um importante destino turístico e base de operações para muitos dos chamados nômades digitais.
>> Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kIq3EC5JWRQ
agência de notícias anarquistas-ana
Na noite trevosa
eis, quando menos se espera,
teu semblante, lua!
Alexei Bueno
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível