
Uma vez escutei que a vida íntima não teria que se misturar com a política, ou seja, que dentro do ideal o que fizermos de forma individual e/ou coletiva para destruir a hegemonia do poder teria que ficar separado de nossas relações com os seres que amamos, como poderia ser, nossos pais, amantes, filhos, etc. À medida que passam os anos, este tipo de afirmação cada vez me parece mais distante da minha realidade e da forma na qual entendo e pretendo levar a política.
Não vejo outra forma de construir e entender o que fazer político se não é com a necessária e nutritiva mistura de todas as arestas que confluem o desenvolvimento de cada indivíduo.
Neste sentido, misturando a vida íntima com “a política”, o que poderia ser mais íntimo que a dor ante a perda de alguém que saiu de tuas entranhas? Poderia existir uma dor maior que essa? Essa dor, talvez indescritível para os que não a viveram, Luisa Toledo a sofreu em cada um dos assassinatos de seus três filhos, e levou em seu coração até seu último pulsar.
Nessa imensa dor se transformou o amor que conseguiu forjar algumas das fundações para que muitos se levantassem contra os que enriquecem às custas da perpetuação do domínio.
Por isto, entre muitas outras coisas, Luisa Toledo é a mãe resiliente de Rafael, Pablo e Eduardo, e também é a companheira de dezenas de manifestações, é a voz firme e apaixonada capaz de entregar uma clara mensagem contra os poderosos, é quem se levantava solidarizando-se com os presos… Luisa Toledo foi, e sempre será parte da construção de toda uma ou várias gerações de jovens combatentes.
Com estas palavras aproveito para enviar uma afetuosa saudação à família Vergara Toledo.
Mónica Caballero S.
presa anarquista
inverno 2025
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/07/26/chile-rede-de-luta-e-propaganda-o-legado-de-luisa-toledo-se-mantem-auto-organizacao-e-barricadas/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/12/chile-comemoramos-nossa-eterna-luisa-toledo-sepulveda/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/11/chile-desde-a-prisao-mensagem-de-2-anos-de-falecimento-de-luisa-toledo-sepulveda/
agência de notícias anarquistas-ana
A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.
Humberto del Maestro
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!