[Chile] Palavras da companheira anarquista Mónica Caballero

Uma vez escutei que a vida íntima não teria que se misturar com a política, ou seja, que dentro do ideal o que fizermos de forma individual e/ou coletiva para destruir a hegemonia do poder teria que ficar separado de nossas relações com os seres que amamos, como poderia ser, nossos pais, amantes, filhos, etc. À medida que passam os anos, este tipo de afirmação cada vez me parece mais distante da minha realidade e da forma na qual entendo e pretendo levar a política.
 
Não vejo outra forma de construir e entender o que fazer político se não é com a necessária e nutritiva mistura de todas as arestas que confluem o desenvolvimento de cada indivíduo.
 
Neste sentido, misturando a vida íntima com “a política”, o que poderia ser mais íntimo que a dor ante a perda de alguém que saiu de tuas entranhas? Poderia existir uma dor maior que essa? Essa dor, talvez indescritível para os que não a viveram, Luisa Toledo a sofreu em cada um dos assassinatos de seus três filhos, e levou em seu coração até seu último pulsar.
 
Nessa imensa dor se transformou o amor que conseguiu forjar algumas das fundações para que muitos se levantassem contra os que enriquecem às custas da perpetuação do domínio.
 
Por isto, entre muitas outras coisas, Luisa Toledo é a mãe resiliente de Rafael, Pablo e Eduardo, e também é a companheira de dezenas de manifestações, é a voz firme e apaixonada capaz de entregar uma clara mensagem contra os poderosos, é quem se levantava solidarizando-se com os presos… Luisa Toledo foi, e sempre será parte da construção de toda uma ou várias gerações de jovens combatentes.
 
Com estas palavras aproveito para enviar uma afetuosa saudação à família Vergara Toledo.
 
Mónica Caballero S.
presa anarquista
inverno 2025
 
Tradução > Sol de Abril
 
Conteúdos relacionados:
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/07/26/chile-rede-de-luta-e-propaganda-o-legado-de-luisa-toledo-se-mantem-auto-organizacao-e-barricadas/
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/12/chile-comemoramos-nossa-eterna-luisa-toledo-sepulveda/
 
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/11/chile-desde-a-prisao-mensagem-de-2-anos-de-falecimento-de-luisa-toledo-sepulveda/
 
agência de notícias anarquistas-ana
 
A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.
 
Humberto del Maestro

Leave a Reply