
Desde Memória Libertária a CGT, em reconhecimento de nosso querido mestre e fundador da Escola Moderna Francesc Ferrer i Guardia, chamamos à adesão da campanha pela anulação de seu conselho de guerra e posterior execução:
Ferrer i Guardia sempre em nossa Memória, seu legado educativo, pedagógico e racionalista, perdura no tempo e em nossos corações.
1909
Francisco Ferrer Guardia, pedagogo e livre pensador comprometido com a renovação social e educativa, foi vítima de uma das grandes injustiças da história contemporânea da Catalunha e do Estado espanhol.
“Em 1909, no contexto da Semana Trágica, foi acusado sem provas consistentes e julgado em um processo cheio de irregularidades. Apesar da falta absoluta de garantias judiciais, Ferrer i Guardia foi condenado à morte e fuzilado no castelo de Montjuic“.
Sua execução provocou uma onda de indignação internacional e pôs em evidência a repressão contra as ideias progressistas e a liberdade de pensamento. Hoje, mais de um século depois, persiste a necessidade moral e política de reconhecer a injustiça cometida e restituir o bom nome de um homem que lutou por uma educação laica, livre e igualitária.
>> Mais infos, adesões: justiciaperferrer.org
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/25/espanha-homenagem-a-ferrer-ascaso-e-durruti/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/04/13/memoria-manifestacao-ferrer-reune-milhares-de-pessoas-em-sao-paulo/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/29/lancamento-ferrer-o-clero-romano-e-a-educacao-laica-de-maria-lacerda-de-moura/
agência de notícias anarquistas-ana
Um homem caminha
cabisbaixo e só:
perdeu o que não tinha
Eugénia Tabosa
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível