
As seis militantes da CNT, conhecidas como “as 6 da Suíça”, condenadas por uma ação sindical em Gijón que remonta a 2017, acabam de ingressar em uma prisão nas Astúrias. Na última quarta-feira, 9 de julho, receberam a ordem de cumprimento da pena de três anos e meio.
Após um processo judicial que se estendeu por mais de oito anos e milhares de mobilizações em seu apoio, as “seis da Suíça” finalmente entraram na prisão para cumprir uma sentença de três anos e meio por crimes de coação grave e outro contra a administração da Justiça. O Juizado Penal 1 de Gijón decretou a prisão sem aguardar a resolução do pedido de indulto ou a decisão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, onde foi apresentado um recurso para revisão do caso.
O sindicato CNT convocou uma nova mobilização nacional em apoio às sindicalistas, cujo único “crime” foi se mobilizar em defesa de uma trabalhadora em Gijón. A CNT de Burgos fez um chamado para participar do ato em apoio às “6 da Suíça”, que acontecerá na próxima terça-feira, 15 de julho, a partir das 20h, na Praça do Cid.
Fonte: https://diariodevurgos.com/dvwps/seis-de-la-suiza-a-prision-por-hacer-sindicalismo.php
Tradução > Liberto
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/11/espanha-liberdade-imediata-para-las-6-de-la-suiza/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/11/a-prisao-das-6-de-la-suiza-a-mascara-caida-do-estado-capitalista/
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/07/11/espanha-6-de-la-suiza-agressao-intoleravel-ao-sindicalismo-combativo/
agência de notícias anarquistas-ana
Guardei para você,
num verso de porcelana,
as flores da manhã.
Eolo Yberê Libera
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?