
Em 3 de maio de 2025, aconteceu a festa de comemoração do 30º aniversário da Comuna de Urupia.
• Entre Brindisi e Taranto fica a histórica ecovila de Urupia, fundada há 30 anos por um grupo de anarquistas de Salento — na época, quase todos editores da revista Senza Patria — e um grupo de artistas radicais de teatro alemão.
• Após três anos de reuniões preliminares, o projeto decolou oficialmente em 1995 com a compra de vários edifícios rurais e aproximadamente 24 hectares de terra na zona rural de Francavilla Fontana, em Salento.
• Os princípios fundadores da comuna são, acima de tudo, a ausência de propriedade privada e o princípio do consenso, ou seja, decisões unânimes. A intenção das pessoas que iniciaram o projeto era que a Comuna representasse a realização prática de uma utopia libertária, um laboratório diário de autogestão.
• “Alguns de nós não queríamos mais trabalhar “sob o comando de um patrão”, outros não queriam enriquecer os “senhorios” com aluguel, e outros ainda queriam viver no campo. Mas todos nós queríamos criar um laboratório para experimentar estilos de vida alternativos, compartilhando nossas coisas.”
• “Quanto de tudo isso conseguimos alcançar, isso também é difícil de dizer (…); longe de nós presumir que chegamos perto de alcançar tais ideais; ao contrário, vivemos diariamente com a consciência da dificuldade desse caminho.”
• Urupia produz azeite, vinho, produtos de panificação e outros produtos agrícolas, organiza atividades culturais e diversos cursos, uma escola libertária aberta a crianças de fora da comuna e a professores externos…
Urupia
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
inverno frio
corpos soltos ao luar
ondas quentes
Manu Hawk
entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br
Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!
Obrigado pela traduçao
Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…
A carta não ta disponível