[Argentina] Seminário “Hibridações”. Encontro N° 3 | Animais anarquistas: a cooperação como evolução

O seminário “Hibridações” propõe-se como um laboratório coletivo de exploração teórica. Diante das urgências materialistas do presente, busca distanciar-se do anti-naturalismo da crítica, habitar as zonas fronteiriças entre as ciências humanas e as ciências da vida, bem como reinventar novas categorias híbridas para pensarmos a natureza que também somos.

No terceiro encontro do ano, exploraremos com Matias Blaustein (FCEN), María Luisa Peralta (CeDInCI) e Juan Carlos Pujalte (Libros de Anarres) a obra de Piotr Kropotkin. Em 1902, ele desafiou o darwinismo social com “Apoio Mútuo“, demonstrando que a cooperação – e não apenas a competição – impulsiona a evolução. Suas observações na natureza e nas sociedades humanas anteciparam descobertas modernas da biologia e da ciência política. Hoje, quando o colapso ecológico e a desigualdade exigem novas abordagens: o que Kropotkin nos diz sobre formas de organização mais justas? Esta reedição revive um debate urgente: estamos condenados a competir ou é da nossa natureza colaborar?

Segunda-feira, 4 de agosto | 17h
Modalidade virtual
Atividade gratuita

Inscreva-se em: https://www.bit.ly/hibridaciones

Organizam: Centro Ciência e Pensamento (Lectura Mundi – SCCyT), IIEGE, PEG-UNAJ, UNTREF, IIGG, Coleção Utopia Libertária.

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

O espelho d’água
Reflete em múltiplos tons
O voo da libélula.

João de Deus Souto Filho

Leave a Reply