
O seminário “Hibridações” propõe-se como um laboratório coletivo de exploração teórica. Diante das urgências materialistas do presente, busca distanciar-se do anti-naturalismo da crítica, habitar as zonas fronteiriças entre as ciências humanas e as ciências da vida, bem como reinventar novas categorias híbridas para pensarmos a natureza que também somos.
No terceiro encontro do ano, exploraremos com Matias Blaustein (FCEN), María Luisa Peralta (CeDInCI) e Juan Carlos Pujalte (Libros de Anarres) a obra de Piotr Kropotkin. Em 1902, ele desafiou o darwinismo social com “Apoio Mútuo“, demonstrando que a cooperação – e não apenas a competição – impulsiona a evolução. Suas observações na natureza e nas sociedades humanas anteciparam descobertas modernas da biologia e da ciência política. Hoje, quando o colapso ecológico e a desigualdade exigem novas abordagens: o que Kropotkin nos diz sobre formas de organização mais justas? Esta reedição revive um debate urgente: estamos condenados a competir ou é da nossa natureza colaborar?
Segunda-feira, 4 de agosto | 17h
Modalidade virtual
Atividade gratuita
Inscreva-se em: https://www.bit.ly/hibridaciones
Organizam: Centro Ciência e Pensamento (Lectura Mundi – SCCyT), IIEGE, PEG-UNAJ, UNTREF, IIGG, Coleção Utopia Libertária.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
O espelho d’água
Reflete em múltiplos tons
O voo da libélula.
João de Deus Souto Filho
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!