
ROJHILAT – Os mulás iranianos executaram pelo menos 800 pessoas desde o início do ano de 2025, informa a ONG curda Hengaw, que alerta para o alarmante aumento das execuções em todo o Irã.
A República Islâmica do Irã executou pelo menos 800 pessoas desde o início do ano de 2025. Isso representa uma média de 100 execuções por mês, de acordo com as estatísticas registradas pelo Centro de Estatísticas e Documentação da Organização de Defesa dos Direitos Humanos, Hengaw.
Entre as pessoas executadas nos últimos oito meses estavam pelo menos 30 prisioneiros políticos e ideológicos. Durante o mesmo período, pelo menos 22 mulheres e um menor infrator – uma pessoa condenada por um crime cometido quando era menor de idade – foram mortos em prisões iranianas.
As minorias étnicas e nacionais foram afetadas de forma desproporcional. Entre as pessoas executadas, havia 116 curdos, 107 lores, 92 baluchis e 82 turcos. Além disso, pelo menos 46 afegãos foram executados durante esse período.
A Hengaw alerta para a escalada alarmante das execuções em todo o Irã e apela aos governos democráticos, organizações internacionais e grupos da sociedade civil para que adotem uma posição firme contra o recurso sistemático à pena de morte pela República Islâmica.
Fonte: https://kurdistan-au-feminin.fr/2025/08/20/800-prisonniers-executes-en-iran-en-moins-de-huit-mois/
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2024/05/01/ira-mae-de-jina-amini-se-manifesta-contra-a-sentenca-de-morte-imposta-ao-rapper-curdo-tumac-salihi/
agência de notícias anarquistas-ana
Coral de sapos –
na lagoa sem mestre,
até o coaxar é livre.
Liberto Herrera
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!