Abolir o Parlamento! Atualização sobre a onda de rebelião na Indonésia

Esta onda de rebelião, que começou no final de agosto de 2025, foi causada pelo acúmulo de raiva em relação a questões políticas e econômicas. Não foi somente um problema. Tudo piorou com um aumento maciço dos impostos para habitação em toda a região, devido ao déficit orçamentário do governo. Ao mesmo tempo, os membros do parlamento receberam um aumento equivalente a dez vezes os salários. Isso foi exacerbado por declarações muitas vezes arbitrárias dos funcionários. Por exemplo, o Regente de Pati disse que os impostos não seriam reduzidos, mesmo que ocorresse manifestação em massa de 50.000 pessoas. Pati foi a primeira cidade a explodir com uma participação de cerca de 100.000 pessoas em 10 de agosto de 2025. Os protestos contra o aumento de impostos se espalharam para a cidade de Bone e depois a outras. Em manifestação em Jacarta, um trabalhador do transporte foi morto após ser atropelado por um veículo da polícia. No dia seguinte, as manifestações se espalharam por muitas cidades e continuam até hoje, enquanto atualizamos. Pelo menos dez civis foram mortos, as casas de muitos funcionários foram saqueadas e alguns escritórios da Câmara dos Representantes foram parcial ou totalmente queimados. Estávamos confiantes de que essa rebelião diminuiria, mas a raiva do público não.

Existem muitas organizações, redes e grupos formulando demandas. Cada cidade tem as próprias demandas exclusivas. Há duas demandas revolucionárias: a primeira, do Perserikatan Sosialis (PS) e outra, livre, informal e descentralizada, que emitiu a Declaração da Revolução Federalista Indonésia de 2025, que pede a dissolução do Estado unitário e do sistema DPR e pede sua substituição por um Confederalismo Democrático de milhares de conselhos populares para a estabelecer democracia direta. Os liberais progressistas pedem um apelo mais reformista, a demanda 17 + 8. Anarquistas insurrecionais, individualistas e pós-esquerdistas se concentram em ataques e confrontos de rua, pedindo a destruição do Estado e da civilização, mas sem se preocupar com uma plataforma ou programa. Não há frente única, mas evitamos o sectarismo ideológico excessivo.

Embora não haja questão única, o discurso se concentra simultaneamente em três: aumento de impostos, violência policial e, o mais importante, a dissolução da Câmara dos Deputados. Nós, da Perhimpunan Merdeka ainda não nos posicionamos, mas participamos de todas as manifestações nas respectivas cidades, usando-as para expandir a rede. Convocamos a solidariedade dos movimentos populares globais para apoiar a nossa luta na Indonésia por meio de uma variedade de táticas e métodos.

Viva a revolução!

Perhimpunan Merdeka

Fonte: https://perhimpunanmerdeka.org/2025/09/02/statement-august-2025-protest/

Tradução > CF Puig

Conteúdos relacionados:

agência de notícias anarquistas-ana

Vermelho e negro
nas asas da andorinha:
cores sem fronteira.

Liberto Herrera

Leave a Reply