[Taiwan] Anúncio do Encontro na Ilha da Paz

Os anarquistas e artistas performáticos de longa data Lenny e June estão convidando pessoas com ideias semelhantes para a Assembleia da Ilha da Paz. Este encontro acontecerá de 18 a 22 de setembro de 2025, na província de Keelung, Taiwan.

Como nos conta Lenny…

Minha parceira e alma gêmea, June, e eu descobrimos a Ilha da Paz (Heping) há dois anos. Ela faz parte da província de Keelung, no extremo norte de Taiwan. Fomos informados sobre a pequena ilha quando estávamos apresentando uma peça teatral sobre Hong Kong em uma igreja em Keelung.

A ilha é conectada ao continente por uma ponte pedonal que leva menos de 60 segundos para atravessar.

Fiquei encantado com o nome, e com a existência de um pedaço de terra tão pequeno e independente. É claro que, no nível do fundo do mar, tudo está conectado. Mas uma ilha é sempre poética e livre.

Foi dada a June e eu uma visita guiada à parte pública da ilha. Aprendemos sobre sua história, seu domínio sob o regime colonial e pós-colonial, como um posto avançado dos estados espanhol e japonês. Mais recentemente, o governo taiwanês estabeleceu uma área militar restrita para as forças armadas. No entanto, há também uma pequena seção residencial civil, incluindo o Parque Costeiro da Ilha da Paz.

Este é um belo cenário rural, mas não permaneceu intocado pelo nacionalismo moderno e pela industrialização.

Temos planejado um projeto de paz para 2025 em oposição ao holocausto que está ocorrendo em Gaza e em muitos outros campos de batalha por todo o planeta. Também sentimos que o assédio incessante de Taiwan pelo exército do Partido Comunista Chinês merece algum protesto e revolta pela paz.

Por isso, decidimos convocar uma reunião de pessoas, criações, arte, música e experiências, compartilhando na Ilha da Paz, em Keelung, durante o fim de semana do Dia Internacional da Paz.

Também estamos relembrando as lutas e conquistas das pessoas que iniciaram o movimento Nova Aldeia no Japão no final da década de 1910. Ele foi inspirado pelas esperanças de Tolstói pela paz internacional e pela união entre os povos. Os anarquistas chineses levaram a ideia para a China. O movimento é discutido no livro The New Village, de Ou Ning. O movimento Nova Aldeia inspirou muitos grupos comunitários de idealistas, incluindo anarquistas, que viviam juntos em ambientes rurais, isolados da sociedade industrial moderna, a fim de buscar relações humanas mais profundas.

The Ideal World” (O Mundo Ideal), de Ou Ning (E-flux Journal, março de 2025), discute o movimento, incluindo seus princípios básicos:

1. Nosso ideal é que todos os povos do mundo possam cumprir seus destinos e que cada pessoa também possa crescer plenamente.

2. Não prejudique os outros apenas para que você possa existir.

3. Você deve colocar sua vida no caminho certo. Não prejudique o destino e as necessidades legítimas dos outros por causa de seus próprios prazeres, alegrias e liberdade.

4. Devemos fazer o possível para que a humanidade em todo o mundo possa compartilhar o mesmo espírito e o mesmo modo de vida que nós, para que toda a humanidade possa cumprir suas obrigações, desfrutar da liberdade e ter uma vida digna que realize seus destinos (incluindo a individualidade).

5. Quem quer viver dessa maneira, acredita que é possível viver dessa maneira e espera que as pessoas em todo o mundo possam viver dessa maneira — essas pessoas são membros da Nova Aldeia e são nossos irmãos e irmãs.

6. Não queremos conflitos entre países e entre classes. Aqueles que entram na Nova Aldeia levam uma vida digna, trabalham juntos e acreditam que o mundo que esperamos surgirá, e trabalhamos duro para isso.

Estamos convocando uma “assemblage” (encontro) em vez de uma “assembly” (assembleia) porque será mais uma reunião de obras do que de seus criadores. Não temos recursos para organizar uma assembleia e não pretendemos fazê-lo. Não podemos pagar passagens aéreas para amigos interessados em vir a Keelung, Taiwan. Mas se eles tiverem interesse e motivação suficientes para vir, é claro que providenciaremos acomodações e alimentação. Outros podem participar pela Internet com criações artísticas e apresentações; este é um mundo dominado pelos dados.

Esperamos que haja uma exposição de arte, uma série de palestras compartilhadas (presenciais ou online), apresentações musicais coletivas e uma cozinha de ajuda mútua. Tudo acontecerá em espaços públicos ou doados.

Haverá também um álbum compilatório temático com “faixas solidárias” de amigos de todo o mundo, incluindo algumas músicas gravadas para esta coletânea em Tóquio, no inverno de 2024, por um pequeno círculo de amigos, todos trabalhando em prol da ajuda mútua ao movimento de resistência em Gaza.

Também esperamos receber artigos e outras publicações de amigos que desejam compartilhar suas experiências dessa forma.

Alguns documentários/vídeos também serão apresentados e exibidos durante o fim de semana.

Todos os eventos presenciais serão realizados na Ilha da Paz ou nas proximidades. Estamos procurando espaços para esses eventos. Existem muitos espaços não institucionais interessantes onde essas atividades podem ser realizadas.

A assembleia será uma reunião autônoma de pessoas, trabalhos e eventos. Não há coordenador de eventos ou exposições. Não há patrocinador. Não há presidente. Ninguém tem responsabilidade. É puramente uma assembleia de almas afins, pessoalmente ou na exibição de trabalhos. Portanto, não há orçamento financeiro. Cuidamos de nós mesmos enquanto também tentamos cuidar uns dos outros, sempre que necessário.

Tal como os participantes do movimento New Village, acreditamos que os projetos podem ser realizados quando as pessoas suspendem os seus julgamentos predeterminados e permitem que os outros sigam o fluxo das suas inspirações criativas em estruturas amplamente imaginadas. Acontece.

Se você desejar de participar, contate Lenny em lenny@rti.org.tw (radio show station) ou lenocato@icloud.com

A resistência L&J fica logo ao lado da Ilha da Paz, na ponta da costa do Pacífico de Taiwan.

Fonte: https://www.fifthestate.org/archive/peace-island-gathering/

Tradução > Lagarto Azul / acervo trans-anarquista

agência de notícias anarquistas-ana

Renasce o campo.
Borboletas planando:
Flores entre o verde.

Edu Otsuka

Leave a Reply