[Alemanha] Em Berlim, sabotagem a complexo militar causou grande apagão

Um apagão paralisou por várias horas a zona sul de Berlim ontem. O incêndio criminoso — de acordo com as primeiras investigações da polícia — de duas torres de alta tensão deixou casas e lojas sem energia, totalizando 40 mil conexões. O complexo militar-industrial localizado no bairro de Adlershof, um dos maiores parques tecnológicos da Europa, também foi forçado a parar.

A sabotagem foi rapidamente reivindicada por “alguns anarquistas”, que assinaram um comunicado publicado no Indymedia, onde se lê: “Pedimos aos residentes afetados que sejam indulgentes, não era de forma alguma nossa intenção. No entanto, consideramos este dano colateral justificável, em contraste com a destruição da natureza e a submissão muitas vezes mortal das pessoas, da qual muitas das empresas sediadas aqui são responsáveis dia após dia”.

A partir das três da manhã de terça-feira, milhares de residências e estabelecimentos comerciais em Berlim ficaram sem energia, com falhas nos serviços relatadas durante a maior parte do dia. Com semáforos e bondes inoperantes, o tráfego entrou em colapso, dificultando a circulação. Durante várias horas, o parque tecnológico de Adlershof, na zona sul da capital alemã, deixou de funcionar. O complexo militar-industrial estende-se por uma área de 4,6 quilômetros quadrados, abrigando mais de 1.300 empresas e institutos de pesquisa dedicados a diversos setores, incluTI, robótica, biotecnologia, aeroespacial, inteligência artificial e armamentos. Aparentemente, o parque tecnológico de Adlershof teria sido alvo de uma sabotagem realizada por anarquistas, que reivindicaram o incêndio das duas torres que causou o apagão em Berlim.

“Os seus slogans publicitários de inovação, sustentabilidade e progresso — lê-se na carta assinada por ‘alguns anarquistas’ e publicada no Indymedia — não são mais do que uma manobra enganosa para distrair do fato de que, na realidade, constroem instrumentos de morte e destruição. Cada modelo de negócio presente no parque tecnológico de Adlershof funciona como estabilizador do sistema e é, além disso, um produto de interesses militares. As suas tecnologias são a garantia da sobrevivência da máquina capitalista da morte. Portanto, são todos alvos da nossa ação”. A polícia alemã confirmou a natureza criminosa do incêndio e está investigando as declarações dos anarquistas.

A sabotagem do complexo militar-industrial berlinense não é um caso isolado. Na Europa, aumentam os casos semelhantes, especialmente em apoio ao povo palestino e contra Israel, que continua a receber armas de parceiros europeus, incluindo a Alemanha — líder no continente e atrás apenas dos Estados Unidos em carregamentos militares vendidos ao Estado judeu.

Fonte: https://www.lindipendente.online/2025/09/10/a-berlino-il-sabotaggio-del-complesso-militare-ha-causato-un-grande-blackout/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Um alegre toque
na fria tarde do bosque —
Flores de ipê roxo.

Alberto Murata

Leave a Reply