[Espanha] CNT ELX – Voltemos à luta!

Mais uma vez iniciamos nossas atividades para conformar um sindicato em combate, como sempre foi a Confederação Nacional do Trabalho.

Um sindicato que faz das palavras União, Ação e Autogestão a guia de nossas atividades e objetivos.

Porque não lutamos apenas contra a precariedade e a situação que enfrentam os/as trabalhadores/as, lutamos contra o capital, contra a exploração e o roubo da mais-valia pela classe empresarial. Em um momento em que, praticamente, a quase totalidade da mal chamada esquerda renunciou a seus postulados históricos e se converteu em meros gestores assalariados do capitalismo e da economia de mercado, esquecendo os problemas enfrentados pela classe trabalhadora. Claro, nossos políticos nunca tiveram que estar às 8 da manhã em uma linha de montagem de fábrica.

Nós nos declaramos firmemente ANTICAPITALISTAS, já que o capitalismo é um sistema que precisa ser derrubado ou acabará destruindo tudo, talvez até se autodestruindo, com um consumo desenfreado e irracional, tanto dos recursos quanto do nosso próprio planeta.

Mas não temos apenas que levantar nossas armas contra o sistema econômico atual. Também – e tod@s têm consciência da situação que vivemos a nível mundial e nacional – é preciso enfrentar o retorno do fascismo. Sim, com todas as letras, com governos liderados por genocidas que implementam políticas de extermínio e discriminação. Não é necessário listar os países sob esse tipo de governo. Um câncer que se espalha e que, evidentemente, também já chegou à Europa.

É preciso frear o fascismo em todos os fronts.

Ao mesmo tempo, é hora de criar consciência, cultura e organização para que nossa alternativa seja viável, desde baixo, como não poderia ser de outro modo. Somente com cultura e formação, com solidariedade e apoio mútuo, podemos e devemos criar e tecer redes de autodefesa.

Pela Anarquia, para que esta seja visível em nossa teoria, mas também para colocá-la em prática, para ir além das palavras. É preciso defender a liberdade e as liberdades, aquelas que pouco a pouco estão sendo retiradas de nós. É preciso lutar pela igualdade e pela justiça social.

Isto não é uma moda, é um compromisso de todo revolucionário, de toda pessoa com consciência de classe, de classe trabalhadora.

Como não podemos esquecer, este é o nosso hino:

Tempestades negras agitam os ares
Nuvens escuras nos impedem de ver
Ainda que nos esperem a dor e a morte
Contra o inimigo nos chama o dever

Hoje como ontem, a CNT está em luta. Se você quiser, aqui tem o seu lugar. Não vai ser fácil, mas juntos somos mais fortes.

Saúde e Anarquia!

Fonte: https://elche.cnt.es/2025/09/09/cnt-elx-volvemos-a-la-carga/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

A rã de Bashô
sai num pulo do haicai
dele para o meu.

Otoniel

Leave a Reply