[Espanha] Julio Prades Perfagés

Em 22 de agosto de 1967, morreu em Saint-Marc (Angoulême, Poitou-Charentes, França) o anarcossindicalista Víctor Cenón Julio Prades Perfagés. Ele havia nascido em 12 de abril de 1879 – algumas fontes citam erroneamente 1878 – em Massalió (Matarraña, Franja de Ponent). Era filho de Ramón Prades Llonga e de Lucía Perfagés Armengol.

Lavrador de profissão, era casado com María Rosa Ribera Costó, com quem teve sete filhos (Ramón Jacinto, Alfredo, Lourdes, Pilar, Rafaela, Aniceto e Tomás). Nos anos vinte, foi um dos criadores do Centro Operário e um dos fundadores da Confederação Nacional do Trabalho (CNT) em Massalió. Em decorrência do levante revolucionário aragonês de dezembro de 1933, foi detido em 15 de dezembro daquele ano em sua casa pela Guarda Civil e encerrado, com outros companheiros, no depósito municipal de Vall-de-roures (Matarraña, Franja de Ponent); em janeiro de 1934, foi liberado por não ter sua participação nos fatos sido comprovada.

Durante a Revolução e a guerra, participou das duas coletividades agrícolas em Massalió. Durante a ofensiva contrarrevolucionária comunista no verão de 1937 contra o Aragão libertário, seu filho, Ramón Jacinto Prades Ribera, foi preso pelos estalinistas. A partir de 7 de abril de 1938, teve que refugiar-se com sua família em Sant Vicenç dels Horts (Baix Llobregat, Catalunha). Em 1939, com o triunfo franquista, cruzou os Pireneus com sua família e foi internado no campo de concentração de Bram. Em 10 de janeiro de 1941, foi condenado in absentia pelas autoridades franquistas a cinco anos de inabilitação absoluta e a 500 pesetas de multa.

Após a Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se em Angoulême, onde continuou trabalhando como operário agrícola e militante na Federação Local da CNT desta localidade. Julio Prades Perfagés morreu em 22 de agosto de 1967 na residência de sua filha Rafaela em Saint-Marc (Angoulême, Poitou-Charentes, França) e foi enterrado dois dias depois.

Fonte: https://pacosalud.blogspot.com/2025/08/julio-prades-perfages.html

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

A tarde é bem quente.
Cansada, boneca ao lado,
menina dormindo.

Humberto del Maestro

Leave a Reply