
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do companheiro Osvaldo Escribano.
Osvaldo Escribano foi parte do movimento anarquista da Argentina e do Uruguai, participando de diversos processos de autogestão.
Fez parte das revoltas estudantis dos anos 60, quando, aos 18 anos, se aproximou do anarquismo através da biblioteca José Ingenieros. Também esteve no movimento cooperativo de produção e no movimento agrário, chegando a ser um dos fundadores da federação de cooperativas de habitação.
Integra a Comunidade do Sul do Uruguai, uma experiência de vida em liberdade, na qual, durante anos, comprometeu suas ideias e seu corpo, até se exilar na Argentina em 1974.
Em sua luta contra o trabalho neoliberal, trabalhou de maneira comunitária ao lado de sua companheira de vida, María Eva Izquierdo. A autogestão e o cooperativismo foram pilares em sua ideia de gestão dos espaços comunitários e anarquistas, contribuindo para diversas iniciativas no Rio da Prata.
Seu retorno ao Uruguai em 2000 não impediu seu impulso criativo, participando da fundação do espaço anarquista “La Solidaria” e do Rincón del Pinar “El Terruño”, onde funciona a biblioteca feminista “Brujas” e o “Arquivo Anarquista”, participando ativamente nos últimos anos do Centro Social Cordón Norte.
Que a terra te seja leve, companheiro.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Gata miando
procura a cria
para alimentar
Angela Nassim
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!