
Com o título do presente ensaio Miquel Amorós nos interroga, com aparente ingenuidade, sobre o que é o anarquismo. Nas primeiras linhas, simula enfrentar a pergunta: “A resposta, em princípio, é fácil: anarquismo é o que pensam e fazem os anarquistas”. Mas esta apressada definição inicial, formulada sem entusiasmo nem celebrações, é na realidade uma inquietante e realista constatação, segundo a qual anarquismo é “uma espécie de saco cheio de fórmulas díspares etiquetadas como anarquistas”.
O mundo no qual vivemos exige, hoje mais do que nunca, um exame baseado no conhecimento histórico. No entanto, os anarquismos pós-modernos, renegando a verdade e a razão, renegam também a luta de classes e o anticapitalismo. A pós-verdade, a impostura e a incoerência são suas novas e estranhas bandeiras. Como adverte Amorós, “ao renunciar à razão, tal como se costuma fazer agora, as portas ficam abertas a qualquer deriva…”
O livro inclui mais dois textos de Amorós: “Anarquismo hoy” e “Las causas probables del ascenso de la extrema derecha en el mundo capitalista“.
Preço 7,00 €
Editora: LA ROSA NEGRA
Idioma: Castellano
Número de páginas: 60
Data de publicação: 2025
ISBN: 978-84-946886-6-9
larosanegraediciones.es
agência de notícias anarquistas-ana
A lei é um caco
de vidro—nós pisamos
descalços, e sangramos.
Liberto Herrera
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!