
Compilado por Anny Malle. Ochodoscuatro Ediciones. Madrid, 2025. 312 páginas
Hill Grove: Aqui há gato confinado
Uma ensolarada manhã de 1991, em um pequeno povoado do condado de Oxford, o gato Snowy desapareceu em seu jardim. Por mais que Cynthia o buscou pela zona, não pôde encontrá-lo. Acontece que nesse mesmo dia desapareceu também o de sua vizinha, assim como outros tantos recentemente por sua zona. O que Cynthia não sabia naquele momento, é que sua busca iria desencadear uma das maiores campanhas pela libertação animal do Reino Unido, ao descobrir que perto de sua casa existia uma granja que criava gatos para a indústria da experimentação animal, que foi sempre a principal suspeita dos desaparecimentos.
“Hill Grove: aquí hay gato encerrado” é um compêndio de crônicas, resenhas e cartas, muitas delas escritas em primeira pessoa por um bom número de ativistas envolvidas nos mais de oito anos que durou a campanha.
A princípio Cynthia esteve praticamente só. Com um punhado de ativistas criaram um pequeno posto informativo com o qual nos mercados tratavam de conseguir fundos para imprimir folhetos, fazer faixas, etc. Durante anos, montaram piquetes na porta da granja, foram a dezenas de plenárias municipais e organizaram concentrações e manifestações.
Ao longo do livro poderemos aprender como uma pequena organização, a base de constância, esforço e perseverança, foi crescendo e crescendo até pôr em cheque as autoridades, a vivissecção e o condado inteiro. E também podemos ser testemunhas através de documentos impactantes como o diário de cárcere da terceira detenção de Cynthia, os cruzamentos de cartas com a principal organização bem-estarista do momento, os testemunhos de ativistas durante vigílias, crônicas de incursões da Frente de Libertação Animal à granja, relatos da repressão policial e até narrações da espetacular batalha contra a polícia de 18 de abril de 1998.
Todo o relato é acompanhado de imagens reais do posto de Cynthia, das vigílias e concentrações, das manifestações e dos diversos boletins que foram criados como resultado da campanha.
Graças a exemplos como este, podemos aprender muitíssimo frente a lutas presentes e futuras. Sem ir mais longe, em Madrid temos uma campanha ativa contra o centro de experimentação animal de Vivotecnia. Temos que fechá-lo. Como disse uma vez Cynthia: “A palavra impossível não está em meu dicionário!“.
Certamente, o livro pode ser baixado gratuitamente na web de ochodoscuatroediciones.org
Fonte: https://www.todoporhacer.org/hill-grove-gato-encerrado/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
bambu quase quieto,
voltado para o poente,
filtra a luz da tarde
Alaor Chaves
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.
Um grande camarada! Xs lutadores da liberdade irão lhe esquecer. Que a terra lhe seja leve!