[Grécia] Adeus, Christaras

Todas as noites passam como um filme, onde tudo o que vivemos é projetado no pano de fundo da praça. Todas as noites que passo aqui, sempre vou embora antes de ficarmos a sós, nunca assisto ao final.

Terça-feira, 7 de outubro. Mais uma notícia triste, mais um dia que nos deixa congelados. Nosso camarada, nosso Christaras, nosso XR, nosso eterno combatente das ruas, partiu para sempre.

O camarada Christos Spilios, figura nascida da juventude metropolitana e do movimento anarquista em ascensão, esteve desde 1990 do lado justo das barricadas. Participou continuamente e com todo o seu ser em todas as formas de luta: da solidariedade com os presos políticos, quase sempre era Christaras quem “dava o pontapé inicial na paixão”, e em tantas fotos de camaradas acorrentados lembramos de seu punho erguido acompanhando seus sorrisos, do antifascismo militante e de rua, das lutas por sua amada Exarchia, até as mobilizações contra a guerra. Nos últimos dois anos, o keffiyeh palestino havia se tornado parte inseparável de seu corpo.

Christos sempre esteve aqui, com sua loucura, com seu sorriso, e até com seus demônios, que ele sempre driblava.

Christos sempre esteve aqui para bater no ombro de cada camarada quando era preciso.

Nosso Christaras, que a cada novembro iniciava a evocação de nossos camaradas mortos e gritava “Presente!”

Então, nosso Christaras, neste novembro, na sua esquina favorita, entre Stournaris e Bouboulinas, gritaremos com paixão:

CHRISTOS SPILIOS SEMPRE PRESENTE!

Fundo de Solidariedade aos Lutadores Presos e Perseguidos

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1637928/

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

No clube burguês,
o champanhe tem gosto
de suor alheio.

Liberto Herrera

Leave a Reply