
Um 4 de novembro como hoje, há 128 anos, nascia Cipriano Mera Sanz, militante destacado do Sindicato Único da Construção da CNT de Madrid.
Sua figura representa bem a capacidade e integridade de um enorme conjunto militante que leva um pouco mais além a conquista de direitos para a classe obreira neste país, como a jornada semanal de 36 horas, ou a diária de oito horas.
Esse conjunto, também, soube estar à altura do desafio, primeiro da contínua repressão ao anarcossindicalismo e, depois, da sublevação militar de 36, enfrentando o fascismo europeu em expansão, em nossa própria terra. A vitória na Batalha de Guadalajara ou a defesa de Madrid são o melhor exemplo.
Sem renunciar à revolução, as companheiras e companheiros como Mera nos fazem sentir que a utopia está tão próxima como nosso compromisso seja capaz de aproximar.
Este impressionante coletivo humano merece ser compreendido, valorizado e recordado, em tempos de tanto revisionismo histórico, de um e outro sinal.
Acabam de concluir as Jornadas de Homenagem a Cipriano Mera, no 50º aniversário de seu falecimento. Com enorme êxito de participação, foi possível visitar tanto a exposição, com peças singulares, como as mesas redondas desde ângulos complementares e inspiradores. Não faltou a reivindicação do Tetuán de Mera, com um percurso e a colocação de uma placa: percurso que voltará a se realizar, ante o enorme interesse gerado.
A CNT de Madrid agradece a boa acolhida das atividades e acata a sugestão de repetir este enfoque de memória, desde a proximidade e acessibilidade. Nos veremos breve.
>> Mais fotos: https://madrid.cnt.es/2025/11/04/128-aniversario-de-cipriano-mera-asi-han-sido-las-jornadas-de-homenaje-de-cnt-madrid/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Um verde cobertor
todo trançado de relva
aquece a terra.
Delza Faldini
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.