
Madrid, 15 de novembro. — Um grupo cidadão convoca para o 15 de novembro uma marcha comemorativa que recriará o percurso da Coluna Durruti durante a defesa de Madrid em 1.936. A iniciativa, aberta e sem filiação a organizações, busca render homenagem aos milicianos que frearam o avanço das tropas sublevadas na Cidade Universitária e mantiveram a capital sob controle republicano.
Em novembro de 1.936, com a frente fascista cruzando o Manzanares à altura da Ponte dos Franceses e avançando pela Cidade Universitária até o Hospital Clínico, a queda de Madrid parecia iminente. O Governo da República reclamou então o apoio da coluna dirigida por Buenaventura Durruti, que deixou a frente de Aragão para reforçar a defesa da capital.
Em 15 de novembro, os milicianos desembarcaram em Príncipe Pío e, em rápida progressão, alcançaram pontos chave como o quartel da Montaña (atual Templo de Debod), Argüelles, o Parque do Oeste, o antigo Cárcere Modelo (hoje Quartel Geral do Exército do Ar) e o Hospital Clínico, até tomar posições nas Faculdades de Medicina e Filosofia. A batalha foi duríssima e deixou inumeráveis vítimas, entre elas o próprio Durruti, mas o avanço sedicioso ficou contido.
>> Mais infos: https://columna.durruti.es/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Vai brotar no tempo
Tempo traz vento
Natureza canta e desencanta.
Mara Mari
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.