
Olá,
Meu nome é Lucas Manchineri. Estou escrevendo para vocês, apoiadores da Survival, para enviar uma mensagem simples, mas importante: os povos indígenas isolados ao redor do mundo estão correndo risco – e todos nós precisamos apoiar a luta deles, porque é ali, onde a floresta respira em silêncio, que o planeta ainda encontra esperança.
No coração da Amazônia brasileira, entre rios de águas escuras e o sussurro constante das folhas, existe um território onde o tempo não se mede por relógios, mas pelo ritmo das chuvas, do vento e dos passos silenciosos de povos que escolheram viver à margem do resto do mundo.
Há muitos anos venho trabalhando para defender o território, os direitos e a integridade dos nossos parentes desconfiados, conhecidos como o povo indígena isolado Mashco Piro, que vive na fronteira entre o Brasil e o Peru. Nosso objetivo é defendê-los e garantir que não tenham contato com pessoas de fora – sejam elas não indígenas ou mesmo outros povos indígenas.
Meu povo, os Manxineru, dedica-se a esse trabalho porque nós também já fomos isolados. Quando os invasores entraram em nosso território sem permissão, fomos massacrados, violentados e escravizados por seringueiros e outros invasores. Por isso, nossa contribuição nas ações voltadas à proteção dos povos indígenas isolados e na defesa dos povos em isolamento voluntário tem sido essencial para fortalecer as estratégias de cuidado com o território e garantir os direitos desses povos.
Pare com o contato forçado agora
Não queremos que isso aconteça com os Mashco Piro, nem com outros povos indígenas isolados. Mas a história está se repetindo. Madeireiros, mineradores e pescadores ilegais estão entrando no território dos Mashco Piro, trazendo doenças e violência, e ameaçando sua organização social tradicional. Eles podem ser infectados por doenças como a gripe, doença contra a qual eles não têm imunidade.
As terras dos povos isolados estão cada vez mais em risco devido às invasões e destruição da floresta. Os invasores tomam conta das florestas e rios sem qualquer controle, expulsando os povos isolados de seus territórios ancestrais.
Ajude a parar as invasões agora
Por favor, peço que ouça minha mensagem do coração da Amazônia e apoie a luta dos povos indígenas isolados. Agir agora é proteger a vida de seres humanos que cuidam da floresta e ajudam a controlar as mudanças climáticas. É respeitar seus territórios e seu direito à autodeterminação – e reconhecer que eles são povos com cultura, espiritualidade e o direito de viver em paz. E também entender que eles são seres humanos que precisam prosperar, praticar a cultura de seus ancestrais e viver com harmonia.
Aja agora
Obrigado,
Lucas Manchineri
povosindigenasisolados.org
survivalinternational.org
agência de notícias anarquistas-ana
De que árvore florida
chega? Não sei.
Mas é o seu perfume…
Bashô
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.