[Bielorrússia] Sobre o silenciamento das vozes da Europa do Leste nos eventos anarquistas da UE

Nos últimos anos, apareceram no âmbito anarquista muitas organizações e grupos que excluem ativamente dos eventos públicos os ativistas do Solidarity CollectivesABC-Belarus e outras organizações anarquistas e antiautoritárias, bloqueando sua participação e redigindo diversos tipos de “declarações” nas quais condenam seu trabalho em apoio à resistência ucraniana à invasão russa. A base deste comportamento costuma ser a posição distorcida dos ativistas da Europa do Leste sobre a guerra. Acusam-se os anarquistas de converterem-se em militaristas, de apoiar a guerra e de não serem suficientemente críticos com o Estado ucraniano.

Em nossa opinião, este comportamento não é digno do movimento anarquista: cremos na necessidade do diálogo sobre questões controversas. As tentativas de obrigar os anarquistas a dizer o “correto” para que os companheiros ocidentais estejam dispostos a escutá-los e doar-lhes dinheiro parece coação. Não consideramos que o trabalho dos Coletivos Solidários e ABC-Bielorrússia seja de modo algum pró-guerra ou de apoio ao militarismo estatal. Condenamos categoricamente qualquer tentativa de isolar os coletivos anarquistas da Europa do Leste na questão da expansão militar do regime russo.

Fazemos um chamado a outros coletivos anarquistas para que mostrem sua solidariedade com os anarquistas que lutam aqui e agora contra os regimes de Putin e Lukashenko com armas ou pedras em suas mãos. A resistência ao Estado não é possível sem solidariedade, pensamento crítico e diálogo sobre questões políticas complexas.

Lista de signatários desta declaração (se deseja ser adicionado a esta lista, ponha-se em contato com uma das organizações da lista): https://abc-belarus.org/en/2025/11/06/on-silencing-voices-from-eastern-europe-at-anarchist-events-in-eu/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Foi ver seu filho
contando ipês floridos
pela estrada.

Marcos Reigota

Leave a Reply