[Chile] Após mais de 3 meses finaliza julgamento contra os irmãos Lucas e Aldo Hernandez

Por La Zarzamora

Esta segunda-feira, 3 de novembro, culminou o julgamento contra Aldo e Lucas Hernandez, sendo condenados a 21 e 12 anos de prisão respectivamente, isto após mais de 3 meses de audiências, nas quais o poder tentou com todo seu aparato conseguir um castigo exemplar para ambos os irmãos.

Em 21 de julho deste ano, entre comícios e múltiplas ações solidárias, começou o extenso julgamento contra Aldo e Lucas Hernandez, o qual se desenvolveu no Centro de (In) Justiça de Santiago. A parte querelante, formada pelo Ministério Público, Ministério da Segurança Pública e Gendarmeria do Chile, exigia no princípio penas intoleravelmente excessivas, que iam dos 20 anos de prisão para Lucas até os 90 anos de prisão para Aldo Hernandez.

Posteriormente já após a leitura do veredito realizada em 3 de outubro, os querelantes solicitavam a pena de 32 anos e 1100 dias para Aldo e uma pena de 18 anos e 800 dias para Lucas, por sua parte as defesas de Aldo solicitavam uma pena de 26 anos e a de Lucas uma de 12 anos. Finalmente este 3 de novembro se obtêm as condenações de 21 anos para Aldo e 12 anos para Lucas.

As sentenças plasmadas em um documento de mais de 400 páginas, se referiram a 3 fatos: 1- O ataque à Direção Geral da Gendarmeria em dezembro do ano de 2021, 2- A invasão a um domicílio do Loncura e 3- A invasão a um domicílio em La Victoria.

Aldo Hernandez foi declarado culpado do atentado à Direção da Gendarmeria, mas absolvido dos delitos de lesões menos graves a carcereiros e do delito de receptação, também o declararam culpado em relação aos elementos encontrados na invasão de Loncura (fato 2), mas o absolveram de todos os delitos que lhe imputavam relacionados à invasão no domicílio de La Victoria (fato 3). Lucas, por sua parte, foi condenado pela maioria dos delitos relacionados ao domicílio do povoado de La Victoria, mas foi absolvido dos delitos de fabricação de armas e fabricação de artefatos explosivos.

Desde a parte da defesa de Aldo, o advogado Washington Lizana, em comunicação com La Zarzamora expressou:

“Nossa avaliação em geral é positiva, embora não se conseguiram claramente todos os objetivos da defesa, se o analisamos em relação à acusação, as pretensões do ministério público, voltamos a uma situação mais razoável, eu creio que essa é a palavra, há que partir da base de que a acusação contra Aldo e Lucas partia de uma petição de condenação, de mais de 100 anos no caso de Aldo e de 26 anos no caso de Lucas… Tratava-se de vários delitos que imputava o promotor, 16 delitos agrupados em 3 fatos diferentes, um fato de 27 de dezembro de 2021: colocação, detonação da Direção Nacional da Gendarmeria, por parte de duas pessoas que se deslocavam em uma motocicleta e vários delitos que estavam conexos a esse fato principal mais dois fatos ocorridos no dia 22 de dezembro do ano de 2022, no marco de diversas entradas e registros, a diversos imóveis relacionados com a investigação do fato número 1. O fato número 2, se vinculava a elementos encontrados em um domicílio da comuna de Quinteros e o fato número 3 elementos encontrados em um domicílio de Pedro Aguirre Cerda. 16 delitos em relação a Aldo Hernandez, dos quais o tribunal absolveu de 10 delitos, e condenou em relação a 6, dois do fato 1 e quatro do fato número 2, absolveu de todos os delitos do fato número 3 em relação a Aldo, nesse sentido uma sentença na qual se acolhe parcialmente a pretensão do Ministério Público e é 20 por cento do total da pena solicitada”.

Sobre o resultado deste julgamento e em relação ao aumento de anos nas condenações emitidas nos últimos julgamentos de companheiros agregou:

“É um avanço, não era o ótimo, não era o objetivo desta defesa, mas põe a situação, o marco de perseguição penal, em um cenário mais razoável, nesse sentido há que considerar, que este julgamento se dá em um marco social caracterizado por uma febre punitivista, uma exacerbação dos meios de comunicação dos diversos órgãos do estado, de criminalização das organizações políticas sociais que se colocam em confronto com o estado, em confronto mais direto, de uma manipulação da opinião pública, nesta política de acentuação da criminalização. Era um cenário difícil e havíamos visto que nos últimos anos, nas útlimas causas vinculadas com estes delitos, as penas haviam chegado a topos irracionais, por exemplo no caso de Camilo Gajardo, que foi em 2017-2018, houve um julgamento oral em relação a esse jovem e a promotoria neste mesmo tribunal obteve uma pena de 43 anos. Neste mesmo tribunal, também um par de anos atrás surgiu a condenação em relação a Francisco Solar, de 86 anos. Então, claro, a promotoria baseava-se nessas sanções penais acentuou suas pretensões de pena, suas pretensões punitivas, sua estratégia de perseguição penal e quis repetir o mesmo quadro aqui no mesmo tribunal com penas também muito, muito incrementadas, com uma imputação de multiplicidade de delitos e eu creio que com esta sentença o tribunal põe as coisas em seu lugar”.

Cabe recordar que ambos os irmãos foram detidos em 22 de dezembro de 2022, no domicílio do povoado La Victoria, após serem investigados pela Promotoria Metropolitana Sul, no contexto do ataque à Direção da Gendarmeria (2021), investigação encarregada ao OS9, Gope e Labocar, para conseguir incriminar os irmãos, considerados então sujeitos de interesse. Assim mesmo é necessário mencionar que estas invasões foram presenciadas e vividas também por crianças, que se viram expostas à violência das forças repressivas, podendo isto ter sido evitado.

Após esta leitura de sentença não se descartam novas ações legais, após o estudo e análise desta.

Fonte: https://lazarzamora.cl/tras-casi-3-meses-finaliza-juicio-contra-los-hermanos-lucas-y-aldo-hernandez/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/04/17/chile-preparacao-de-julgamento-contra-os-companheiros-anarquistas-aldo-e-lucas-hernandez/ 

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/03/14/chile-atualizacao-sobre-os-companheiros-aldo-e-lucas-hernandez/ 

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/12/27/chile-solidariedade-anarquista-com-aldo-e-lucas-hernandez/ 

agência de notícias anarquistas-ana

A serra em chuva
Sob o sol poente –
Como não agradecer?

Paulo Franchetti

Leave a Reply