A farsa verde da COP30: quem está patrocinado o colapso

Por Gi Stadnicki

A COP30, anunciada como o “grande encontro global pelo clima”, serve de palanque e sala de negócios para os maiores destruidores ambientais do planeta. Por trás dos “discursos emocionantes” sobre “transição energética” e “sustentabilidade”, estão os mesmos grupos econômicos responsáveis por desmatamento, envenenamento de solos e rios, e violação de direitos de povos originários…

Se fica difícil engolir, imagine então aplaudir…

Entre os patrocinadores e participantes de destaque estão gigantes como Vale, símbolo da mineração predatória e dos CRIMES de Brumadinho e Mariana; JBS, Marfrig e Minerva Foods, colossos da pecuária que lideram o desmatamento da Amazônia; Cargill e Bunge, do agronegócio exportador que devasta biomas para soja e gado; e a Suzano, que transforma florestas em monoculturas de eucalipto, sugando água e vida do Cerrado…

É mole? Então, tem mais…

No setor de “energia limpa” por exemplo, a hipocrisia é ainda mais gritante: Neoenergia, Raízen, Shell, TotalEnergies e Petrobras posam de defensoras do planeta enquanto seguem lucrando com petróleo, etanol e exploração de recursos fósseis…

O mesmo vale pro setor do Agro é Morte, onde a Bayer (Monsanto), pinta de verde o império dos agrotóxicos…

E pra completar tem até a Anglo American e o IBRAM, representantes da mineração pesada…

Eita, que farra boa, hein???

Só as queridinhas do greenwashing marcando presença e tendo o protagonismo total nos eventos e pavilhões “sustentáveis”.

COPs são vitrines imperdíveis pra essas empresas que destroem o planeta, nelas elas compram seus espaços e impõem seus discursos e influências políticas para continuar operando sob a máscara da “transição verde”. É a ecologia de mercado — um espetáculo para inglês ver, onde o lucro está acima da vida. E TODOS OS ENVOLVIDOS SABEM DISSO E ESTÃO LÁ PRA CONTINUAR E AMPLIAR O FIM DO MUND… Ooops, os negócios…

Tudo isso enquanto os povos indígenas, ribeirinhos e camponeses, ÚNICOS A TER DE FATO SOLUÇÕES PRA ENFRENTAR O CAOS À ALTURA, seguem excluídos e silenciados!!!

Lá dentro, onde eles deveriam ter lugares de honra, caso a coisa fosse séria, as multinacionais da destruição e seus vassalos políticos brindam seu sucesso, reinando absolutas.

A COP30 tem espaço pra muita coisa, só não pra intenções que de fato gerem soluções pra crise climática — ali só cabe quem é parte central do problema.

Conteúdo relacionado:

agência de notícias anarquistas-ana

um tufo de algodão
flutuando na água
uma nuvem

Rogério Martins

Leave a Reply