
Por Gi Stadnicki
A COP30, anunciada como o “grande encontro global pelo clima”, serve de palanque e sala de negócios para os maiores destruidores ambientais do planeta. Por trás dos “discursos emocionantes” sobre “transição energética” e “sustentabilidade”, estão os mesmos grupos econômicos responsáveis por desmatamento, envenenamento de solos e rios, e violação de direitos de povos originários…
Se fica difícil engolir, imagine então aplaudir…
Entre os patrocinadores e participantes de destaque estão gigantes como Vale, símbolo da mineração predatória e dos CRIMES de Brumadinho e Mariana; JBS, Marfrig e Minerva Foods, colossos da pecuária que lideram o desmatamento da Amazônia; Cargill e Bunge, do agronegócio exportador que devasta biomas para soja e gado; e a Suzano, que transforma florestas em monoculturas de eucalipto, sugando água e vida do Cerrado…
É mole? Então, tem mais…
No setor de “energia limpa” por exemplo, a hipocrisia é ainda mais gritante: Neoenergia, Raízen, Shell, TotalEnergies e Petrobras posam de defensoras do planeta enquanto seguem lucrando com petróleo, etanol e exploração de recursos fósseis…
O mesmo vale pro setor do Agro é Morte, onde a Bayer (Monsanto), pinta de verde o império dos agrotóxicos…
E pra completar tem até a Anglo American e o IBRAM, representantes da mineração pesada…
Eita, que farra boa, hein???
Só as queridinhas do greenwashing marcando presença e tendo o protagonismo total nos eventos e pavilhões “sustentáveis”.
COPs são vitrines imperdíveis pra essas empresas que destroem o planeta, nelas elas compram seus espaços e impõem seus discursos e influências políticas para continuar operando sob a máscara da “transição verde”. É a ecologia de mercado — um espetáculo para inglês ver, onde o lucro está acima da vida. E TODOS OS ENVOLVIDOS SABEM DISSO E ESTÃO LÁ PRA CONTINUAR E AMPLIAR O FIM DO MUND… Ooops, os negócios…
Tudo isso enquanto os povos indígenas, ribeirinhos e camponeses, ÚNICOS A TER DE FATO SOLUÇÕES PRA ENFRENTAR O CAOS À ALTURA, seguem excluídos e silenciados!!!
Lá dentro, onde eles deveriam ter lugares de honra, caso a coisa fosse séria, as multinacionais da destruição e seus vassalos políticos brindam seu sucesso, reinando absolutas.
A COP30 tem espaço pra muita coisa, só não pra intenções que de fato gerem soluções pra crise climática — ali só cabe quem é parte central do problema.
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/11/07/cop30-pra-quem-hein-meu-povo/
agência de notícias anarquistas-ana
um tufo de algodão
flutuando na água
uma nuvem
Rogério Martins
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?