
Hridindu Roychowdhury é um anarquista de Madison, Wisconsin, que foi condenado a 90 meses em prisão federal por atacar um prédio com um coquetel molotov após o vazamento do rascunho da decisão no caso Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, que revogou Roe v. Wade.
Ele escolheu o alvo porque o prédio era ocupado por uma organização antiaborto (Wisconsin Family Action). Hridindu reconheceu ter pichado a frase “Se o aborto não é seguro, você também não está” na fachada do edifício. Ninguém estava no local no momento do ataque. Ele se declarou culpado em 1º de dezembro de 2023 e foi condenado a pagar quase US$ 32.000 em restituição, sendo então enviado para a FCI Marion para começar a cumprir a pena de 7 anos e meio.
Em maio de 2025, Hridindu foi levado de volta a Wisconsin para depor diante de um grande júri. Ele recusou-se a delatar ou cooperar e, por isso, foi mantido em desacato civil federal na mesma cadeia onde estivera antes do julgamento. Durante três meses manteve-se firme, deixando claro que não cederia. Foi então que o juiz ordenou sua libertação do desacato, após a apresentação de uma moção Grumbles, e ele foi devolvido à prisão federal. No entanto, o tempo que passou preso em Wisconsin por desacato não contará para a redução de sua pena.
Originário do sudoeste dos Estados Unidos, Hridindu é um acadêmico dedicado e apreciador de quebra-cabeças linguísticos. Durante a detenção federal, manteve-se ocupado fazendo cursos de matemática avançada, dando aulas particulares a outros presos para os exames do GED (equivalente ao ensino médio) e participando de um programa de treinamento de cães.
As cartas significam muito para um prisioneiro político. Vamos garantir que Hridindu saiba o quanto é apoiado. E lembre-se sempre: toda correspondência enviada a prisioneiros políticos é monitorada.
Liberdade para Hridindu! Liberdade para todos os prisioneiros políticos!
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Na tarde sem sol
folhas secas projetando
sombras em minh’alma.
Teruko Oda
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?