
Roma, 14 de novembro de 2025 – Como membro da coalizão internacional Kick Big Polluters Out (KBPO), que pede a exclusão dos lobistas fósseis das Conferências do Clima, a ReCommon teve acesso a documentos confidenciais da COP30. Da análise dos documentos, surge que no total os lobistas fósseis presentes na cúpula de Belém são 1.602, de longe o número mais alto de representantes de quase todas as delegações nacionais presentes, superados apenas pelo Brasil (3.805), país anfitrião. Um a cada 25 delegados presentes, em termos percentuais um aumento de 12% em relação às negociações climáticas do ano passado em Baku, no Azerbaijão, e a maior concentração de lobistas de combustíveis fósseis numa COP desde que a KBPO começou a analisar os participantes da conferência.
Entre os dados que mais se destacam, deve-se relatar que os lobistas fósseis receberam 66% a mais de credenciais para a COP30 do que todos os delegados dos 10 países mais vulneráveis às mudanças climáticas somados (1.061). Uma desproporção que demonstra, mais uma vez, como aqueles que são responsáveis pelo agravamento da crise climática continuam a ter um acesso privilegiado às mesas multilaterais onde se decide o futuro do planeta.
Os lobistas italianos são no total 17, com 3 expoentes da Fundação Enrico Mattei, ligada à campeã nacional do fóssil ENI, 2 da Confindustria, 4 da ACEA, empresa que está apostando decididamente em projetos para a exploração de gás, 6 da Enel, que confirma ser particularmente ativa na América Latina, um da Edison, entre as empresas mais ativas na importação de GNL para o nosso país, e um da Venice Sustainability Foundation, fundação com governança liderada pelo setor fóssil presente na COP com o diretor geral Alessandro Costa, funcionário da líder europeia e italiana de infraestruturas de gás Snam.
Maciço o contingente de expoentes de organizações de lobby que promovem uma fatia considerável do greenwashing do setor fóssil, ou seja, os biocombustíveis e a captura e armazenamento de CO2 (CCS), também ligada à produção de hidrogênio e amônia a partir de fontes fósseis. Essas organizações incluem entre seus membros também a ENI e a Snam, que em Ravenna estão envolvidas no primeiro projeto de CCS da Itália. Uma tecnologia, esta última, que a ReCommon denuncia como extremamente cara, pouco segura e ineficaz, que necessita de subsídios públicos vultosos. O projeto da ENI e Snam, atualmente em fase experimental, pôde se beneficiar de uma legislação permissiva que as próprias corporações contribuíram para definir, em pleno conflito de interesses, como explicado em um recente relatório da associação.
A presença recorde de lobistas fósseis na COP30 reforça a urgência de introduzir um quadro vinculante de transparência e prevenção de conflitos de interesses no âmbito da ONU. Sem tais garantias, as negociações continuarão vulneráveis à influência das mesmas corporações que estão alimentando a crise climática.
“A 10 anos do Acordo de Paris, a presença dos lobistas fósseis nas COPs, onde não deveriam estar, continua a crescer”, declarou Elena Gerebizza da ReCommon. “Eles estão promovendo “soluções” que são boas para os seus negócios, mas não para as pessoas e o clima, como o CCS, o hidrogênio e o biogás, que deveriam ser classificados como greenwashing para a expansão da extração de petróleo e gás que continua a acontecer. As companhias fósseis, em vez disso, deveriam pagar pelo impacto global das suas atividades“, concluiu Gerebizza.
“A enésima “invasão” de uma COP por parte de gestores fósseis é intolerável. O objetivo desses “personagens” é de garantir outras décadas de petróleo, gás e mega infraestruturas de GNL vendidas como transição. Por isso, ou se expulsa a indústria fóssil das COPs ou a crise climática continuará a ser escrita por aqueles que lucram com ela“, declarou Daniela Finamore da ReCommon.
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Sobre o varal
A cerejeira prepara
O amanhecer
Eugénia Tabosa
Nossas armas, são letras! Gratidão liberto!
boa reflexão do que sempre fizemos no passado e devemos, urgentemente, voltar a fazer!
xiiiii...esse povo do aurora negra é mais queimado que petista!
PARABÉNS PRA FACA E PRAS CAMARADAS QUE LEVAM ADIANTE ESSE TRAMPO!
Um resgate importante e preciso. Ainda não havia pensado dessa forma. Gratidão, compas.