Organizações anarquistas e antifascistas da Europa enfrentam a designação de terrorismo pelo regime dos EUA

O Departamento de Estado dos Estados Unidos decidiu designar quatro grupos europeus associados ao movimento Antifa como “Organizações Terroristas Estrangeiras” (FTOs) e “Terroristas Globais Especialmente Designados” (SDGTs), medida que marca nova escalada de designações específicas aplicadas a células internacionalmente ligadas ao movimento anarquista e antifascista.

Segundo a Fox News, a inclusão das quatro organizações nas listas de FTO e SDGT as coloca na mesma categoria que grupos como ISIS (Estado Islâmico) e Al-Qaeda. A decisão estende a diretriz anterior do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sobre terrorismo doméstico, conferindo a essa política uma dimensão internacional.

Duas das quatro organizações alvo dos EUA estão baseadas na Grécia: Justiça Proletária Armada e Autodefesa de Classe Revolucionária. Segundo a mídia fascista dos EUA, esses grupos realizaram ataques a prédios governamentais em várias partes do país, claramente ligados à luta revolucionária em andamento contra o Estado, o capital e o imperialismo. O ataque mais recente envolveu um atentado à bomba na sede da Hellenic Train em abril passado. A Classe Revolucionária de Autodefesa teria dedicado o ataque “ao povo palestino e a sua resistência heroica”.

Uma das outras organizações é Antifa Ost, organização revolucionária ligada a ataques na Alemanha entre 2018 e 2023. Promotores alemães já acusaram sete indivíduos supostamente ligados às suas atividades. Em setembro de 2025, o Estado húngaro designou o grupo como organização terrorista após alegações de que nove membros atacaram nazistas em Budapeste em 2023 usando martelos, porretes e spray de pimenta.

Outro grupo central é a Federação Anarquista Informal, coalizão sediada na Itália que apoia a luta revolucionária armada contra o Estado. O grupo tem sido ligado a dezenas de ações revolucionárias nas últimas duas décadas, incluindo cartas-bomba enviadas a alvos governamentais e industriais, pequenos dispositivos explosivos e incidentes de tiroteio, incluindo o ferimento de um funcionário de engenharia nuclear em 2012.

Esta não é a primeira vez que organizações anarquistas enfrentam essa designação. As Células da Conspiração de Fogo e a Luta Revolucionária enfrentaram a mesma designação do regime dos EUA. Contudo, a expansão desse processo, enquanto os EUA lançam repressão fascista interna, torna isso incrivelmente significativo.

Tradução > CF Puig

agência de notícias anarquistas-ana

Eu acordo
contando as sílabas;
o haikai ri

Manuela Miga

Leave a Reply