
O Brasil sedia a COP30 em Belém, vendendo ao mundo a imagem de uma liderança climática, comprometida com a Amazônia. Contando com a participação de empresas como Exxon, Braskem, Samarco, Vale e JBS, a conferência expõe a hipocrisia capitalista do chamado greenwashing, no qual as mesmas marcas responsáveis pela depredação do planeta buscam se apresentar como sustentáveis e alinhadas às metas climáticas.
É fundamental desmascarar esse jogo de cena, pois o grande projeto segue sendo o de aprofundar formas de exploração, destruição e extermínio da natureza e povos originários e tradicionais — nenhuma relação com promover a soberania nacional e a autodeterminação dos povos que aqui habitam. Isso acontece porque as Conferências das Partes (COPs) não são fóruns para “salvar o planeta”, mas sim o contrário, são balcões de negócios onde o capital global, mediado pelos Estados nacionais, redefine as regras da acumulação para garantir sua própria sobrevivência. A crise climática não será resolvida por aqueles que a criaram e com ela lucram.
Nossa crítica não se confunde com a argumentação da extrema-direita, que se baseia no negacionismo científico e na defesa da aceleração da exploração predatória de recursos do planeta. O que levou governantes como Donald Trump e Javier Milei a boicotarem a COP30 foi a negação de qualquer compromisso com a preservação dos ecossistemas, ainda que de maneira superficial e farsesca, promovendo assim uma disputa ideológica com a intenção de convencer a classe trabalhadora a defender os interesses das grandes mineradoras e petroleiras, além do agronegócio, na sanha desenfreada pela exploração dos recursos da natureza.
>> Leia o texto na íntegra aqui: https://socialismolibertario.net/2025/11/15/cop30-e-a-farsa-do-capitalismo-verde/
agência de notícias anarquistas-ana
Na poça d’água
o gato lambe
a gota de lua.
Yeda Prates Bernis
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!