[México] Falece Jorge Esquivel “El Yorch”, prisioneiro político anarquista, vítima de armação, falsas acusações e negligência médica: Foi o Estado.

Foi o Estado que tirou a vida de Yorch, o mesmo Estado que, com uma armação envolvendo autoridades da UNAM e das autoridades da cidade, o prendeu.

O mesmo Estado que tira a vida dos presos políticos com suas prisões e seu sistema carcerário e judicial.

Ele foi assassinado pela negligência do Estado, foi sequestrado por vários anos por um mal governo baseado em mentiras. Ele foi perseguido e assediado pelas autoridades universitárias. E depois de acusá-lo duas vezes pelo mesmo caso, de falsificar os motivos de sua detenção, ele foi maltratado enquanto lhe negavam os cuidados médicos de que precisava neste sequestro que o Estado mexicano fez com ele.

Foi o Estado que matou Jorge. Seus acusadores e carrascos são Sheinbaun e Harfuch, quando governavam a Cidade do México, e a nefasta e mafiosa casta universitária. É o Estado que usa sua violência para se vingar de uma okupa que não conseguiu subjugar. E que tem sido um espaço de trabalho livre que Yorch ajudou a construir e defender.

Foi o Estado que destruiu o auditório Che Guevara, e tem sido o Estado que atacou continuamente aqueles que resgataram ao Che do esquecimento, transformaram-no em uma okupa e construíram um espaço livre longe do autoritarismo. Jorge não morreu, Yorch foi assassinado pelo Estado e seus carrascos são os políticos e funcionários que o sequestraram e mantiveram em cativeiro de forma injusta.

Caso de Jorge Esquivel Yorch

Jorge “Yorch” Esquivel, foi anarquista e ativista da Okupa Che na Cidade do México, foi condenado a 7 anos e 6 meses de prisão em junho de 2024 por falsas acusações de tráfico de drogas e parte de uma armação do governo mexicano e da UNAM para reprimir seu trabalho autônomo. Seu caso foi marcado por irregularidades.

Jorge foi preso pela primeira vez em 2016 após uma detenção arbitrária perto da Cidade Universitária, acusado falsamente de tráfico de drogas, e após ser torturado foi transferido para prisões federais. Em 2022, ele foi preso novamente por agentes à paisana no mesmo local, acusado das mesmas acusações, e levado para a prisão Reclusorio Oriente.

Seu processo judicial foi marcado por atrasos e cancelamentos, incluindo a necessidade de repetir uma etapa de apresentação de provas em novembro de 2023. Sua prisão fez parte de uma campanha de repressão contra a Okupa Che, um espaço autônomo de trabalho autogerido.

9 de dezembro de 2025 Jorge morre vítima da saúde precária que a prisão lhe causou. Jorge foi assassinado pelo Estado.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2025/02/13/mexico-prisioneiro-anarquista-jorge-yorch-esquivel-e-transferido-e-recurso-e-negado/

agência de notícias anarquistas-ana

sob o último sol,
ave beija a face do lago;
o espelho trêmulo se arrepia.

Alaor Chaves

Leave a Reply