
A Audiência Nacional notificou, ao meio-dia de hoje (10/12), a Gabriel Pombo da Silva sua libertação e que não seria assinada a solicitação de cumprimento de pena a pedido da juíza de Turim pelo caso Scripta Manent, visto que Pombo já cumpriu anos de prisão em excesso, o que compensaria o pedido italiano.
A companheira do anarquista Gabriel Pombo, Elisa di Bernardo, expressou sua alegria por esta decisão, à qual nos somamos desde o Comitê Pró Presxs da CNT-AIT, que permanecemos vigilantes para convocar mobilizações caso o companheiro fosse detido.
No entanto, a libertação de Pombo está condicionada pela impossibilidade de deixar o país enquanto segue em tramitação a documentação judicial destinada a comprovar que Gabriel cumpriu mais anos do que o que lhe cabia. De fato, caso deixasse o país, seria decretada sua busca e captura. Pombo também deverá comparecer semanalmente ao tribunal de Vigo para assinar.
Agora o tribunal italiano receberá a decisão da Audiência Nacional, e acredita-se que não irá se opor à mesma, já que carece de força legal para obrigar à extradição. Portanto, as condições que restringem sua liberdade de movimento fora da Espanha terminarão assim que todo o processo de verificação for concluído.
Durante sua audiência, Gabriel Pombo manifestou ao juiz da Audiência Nacional sua oposição a ser extraditado para a Itália, acrescentando que, caso tivesse que cumprir pena, que fosse na Espanha. Contudo, o juiz não assinou o cumprimento da condenação e sim notificou sua libertação, rejeitando assim o pedido da juíza italiana.
Desde o Comitê Pró Presxs e de toda a CNT-AIT expressamos nossa alegria pela notícia e permaneceremos vigilantes para evitar que nosso companheiro Gabriel Pombo seja alvo de novas represálias por parte do Estado italiano ou de qualquer outra instância de poder.
VIVA A SOLIDARIEDADE OPERÁRIA!
ABAIXO OS MUROS DAS PRISÕES!
LIBERDADE PARA PRESXS ANARQUISTAS!
COMITÊ PRÓ PRESXS DA CNT-AIT
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
no sonho
da velha cerejeira em flor
passa um gato branco
Philippe Caquant
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?
Vlw Ana, por sempre atualizar quem fala portugues sobre as movidas gregas!
E em breve quando se iniciar outro ciclo eleitoral (2026) supostos anarcos que nada fazem dirão que o único caminho…