
Buenaventura Durruti é uma das principais figuras do anarquismo espanhol, o que equivale a dizer dos últimos cento e cinquenta anos da nossa história. Porque, apesar das tentativas de subestimar, desprezar, quando não ignorar, a extensão, persistência e enraizamento das ideias anarquistas em nossa sociedade, qualquer observador que se aproxime do nosso passado mais recente não poderá deixar de notar a presença de mulheres e homens que, a partir de diferentes organizações e abordagens, defenderam as ideias libertárias.
Esta biografia não pretende mitificar o militante ácrata, nem elevá-lo ao panteão dos filhos ilustres mortos pela pátria ou pela revolução.
Mas isso não significa que devemos jogar no esquecimento personagens que, por suas qualidades pessoais ou pelas circunstâncias concretas que lhes coube viver, podem representar outros milhares de homens e mulheres anônimos e sintetizar acontecimentos que devem ser lembrados além da história oficial, daquela elaborada pelo Poder. Como instrumento de luta, como elemento de resistência à desinformação imperante, reedita-se “Durruti na Revolução Espanhola”.
DURRUTI en la Revolución Española
Abel Paz
Madrid, 2025
ISBN: 978-84-127509-9-7
773 págs (+ 5 cadernos interiores com fotografias). PVP: 28 euros
fal.cnt.es
agência de notícias anarquistas-ana
Órgãos sem Estado,
prazer sem fronteiras—o corpo
é território livre.
Liberto Herrera
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?