
Neste episódio do podcast, a jornalista e trabalhadora católica Renée Roden discute a história do anarquismo cristão.
Para muitas pessoas, o termo “anarquia” remete a caos, desordem, até violência. No entanto, alguns anarquistas são pacifistas. E alguns são, inclusive, cristãos. As primeiras comunidades cristãs, segundo alguns estudiosos, apresentavam certas tendências anarquistas, como a tomada de decisões por consenso do grupo, em vez de uma hierarquia vertical. Mais tarde, é claro, a Igreja tornou-se mais estruturada e hierárquica. Mas esses fios anti-institucionais da tradição nunca desapareceram completamente. Nos séculos XIX e XX, quando o conceito de anarquia foi formalizado, surgiram diversos grupos que se identificavam explicitamente como anarquistas cristãos, na Rússia, na Europa e nos Estados Unidos.
Embora o anarquismo possa funcionar para grupos cristãos menos estruturados, como anabatistas ou quakers, ele parece se encaixar de forma desconfortável no catolicismo, dada a ênfase da Igreja em regras e hierarquia. Isso significa, então, que católicos não podem ser anarquistas? E como seria, afinal, um anarquismo católico?
Neste episódio de Glad You Asked, os apresentadores conversam com a jornalista e trabalhadora católica Renée Roden sobre a possibilidade de católicos serem anarquistas. Roden escreveu extensivamente sobre o movimento Catholic Worker, bem como sobre movimentos econômicos e trabalhistas. Ela é colaboradora frequente da U.S. Catholic, além de publicar em The Nation, Religion News Service, The Associated Press, Washington Post, Commonweal, Sojourners, America e Notre Dame Magazine. Ela também escreve regularmente para o site catholicworker.org e para seu boletim, Roundtable.
Você pode aprender mais sobre este tema e ler alguns textos de Roden nos links a seguir:
• “O anarquismo cristão é tão antigo quanto o próprio cristianismo”, de Renée Roden
• “O anarquismo do Catholic Worker”, de Renée Roden
• “Uma breve história do anarquismo religioso”, de Kevin Daugherty
• “A revelação divina leva à revolução”, de Alice Camille
>> Escute o podcast aqui: https://uscatholic.org/articles/202510/can-catholics-be-anarchists-renee-roden/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Uma cigarra
Embala meu sono.
Mas se forem dez…
Ailton Bedani
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?