
Atualização sobre Estrela do Caos 22.1.26
O companheiro anarquista Eat, acusado no caso Chaos Star (Estrela do Caos), foi liberado do complexo policial paramilitar de Java Ocidental e posto sob prisão domiciliar/urbana. Espera-se que Eat seja vigiado de perto pela unidade antiterrorista Densus88. Companheiros e advogados foram vê-lo e o levaram para comer, tomar medicamentos e descansar. Eat segue sob investigação e o caso segue aberto. Isto é o que o advogado de Eat disse sobre sua situação:
“Eat foi posto em liberdade por aplicação da lei, já que o período de detenção durante a fase de investigação havia expirado e não poderia prorrogar-se. No entanto, esta liberação é temporária, já que o processo legal segue em curso. O caso está atualmente à espera de ser transferido desde a promotoria. Acontece a fase de processo judicial, Eat poderia ser detido de novo e transladado ao centro de detenção de Kebon Waru para ser julgado.
Desde um ponto de vista substantivo, Eat tem na realidade uma vantagem legal neste caso. As acusações e o informe da investigação não cumprem os requisitos legais necessários, em particular os relacionados com a incitação. Não há provas claras de nenhuma chamada ou instrução direta para organizar ou levar a cabo o protesto do ano passado, como se alega. Por isso, os próprios promotores se mostram relutantes em levar o caso ante os tribunais”.
Esta vacilação também influiu na decisão do investigador de não seguir adiante com um segundo caso que envolvia Eat e a outro companheiro identificado. Agradecemos a todos sua solidariedade e apoio. Sem a pressão internacional, não cremos que Eat teria sido liberado.
Nada terminou. Eat poderia ser preso novamente. Há outros 73 anarquistas acusados e centenas de presos do levante que seguem detidos. No entanto, trata-se de um grande êxito, já que o Densus88 queria converter Eat em bode expiatório como figura organizativa e líder da falsa rede Estrela do Caos e da própria insurreição.
Por favor, permaneçam atentos ao estado de saúde e ao processo legal de Eat e dos outros presos. A companheira anarquista Dena permanece no complexo de Java Ocidental e também está enferma por falta de medicação para o VIH. Atuem e façam doações a Palang Hitam/ABC Indonésia. Não contamos com o apoio suficiente para proporcionar uma infraestrutura adequada a um número tão grande de presos em um momento no qual o movimento anarquista está sendo atacado na Indonésia. Para fazer uma doação, ponham-se em contato com Dark Nights, IWOC UK ou qualquer grupo ABC (Cruz Negra Anarquista) estabelecido de há muito tempo.
Fogo às prisões!
Palang Hitam/ABC
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
Caminho se faz
com passos leves e firmes —
rumo horizontal.
Liberto Herrera
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!