[EUA] Pantera Anarquista (Anarchist Panther – pré-lançamento) | Antologia de Ashanti O. Alston (The Selected Writings of Ashanti O. Alston)

Ashanti Omowali Alston (autor); William C. Anderson (com); kai lumumba barrow (Prefácio)

Primeira antologia de um pensador celebrado do anarquismo preto

Um dos legados duradouros da Era dos Panteras Pretas foi a virada que alguns revolucionários fizeram para a política que questiona liderança hierárquica, o patriarcado e o papel do Estado nas transformações sociais. Essa prática definiu uma forma distinta de anarquismo enraizada na experiência preta. Ashanti Omawali Alston ajudou a nutrir e definir essa virada através das suas vivências com o Partido Panteras Pretas e o Exército de Liberação Preta (Black Liberation Army), além das atividades de movimento social desde o final dos anos 1960 até hoje. Pantera Anarquista (Anarchist Panther) reúne, por primeira vez, o seu pensamento que influenciou gerações de radicais por todo o mundo.

Esses ensaios, entrevistas e falas traçam as ideias e influências de Alston, incluindo psicologia, apoio a presos políticos, feminismo e o legado do Partido Panteras Pretas, a rebelião zapatista e o anarquismo preto. Editado junto com William C. Anderson e prefaciado por kai lumumba barrow, Pantera Anarquista (Anarchist Panther) traz a luz a linda expressão do movimento “todo o poder ao povo!” (“all power to the people!“)

Ashanti Omowali Alston é escritor, palestrante, pai, ativista originalmente de Nova Jersey. Foi membro do Partido Panteras Pretas e do Exército de Liberação Preta. Alston traz inspiração e orientação para jovens ativistas, ajudando a desenvolver a política de anarquismo preto e a apoiar presos políticos.

William C. Anderson é escritor e ativista originalmente de Birmingham, Alabama. O seu trabalho aparece em publicações como o GuardianMTVTruthoutBritish Journal of Photography e em Pitchfork, entre outras. É autor de The Nation on No Map (A nação sem mapa) e é coautor de As Black as Resistance (Tão preto quanto a resistência). Os seus escritos foram incluídos nas antologias Who Do You Serve, Who Do You Protect? (A quem você serve, quem você protege?) No Selves to Defend (Ninguém a defender).

Por mais de 40 anos, kai lumumba barrow trabalhou em diversas organizações em campanhas e projetos para parar a expansão de cadeias, confrontar a violência policial, libertar presos políticos e experiências com modelos abolicionistas para a lógica carcerária redutora. barrow é interessada na prática da imaginação radical, experiências com abolição e o vernáculo estético. As suas pinturas expansivas, colagens multimídia, instalações ambientais e imagens incorporadas em esculturas com objetos encontrados, bem como materiais, locais e ideias que desenvolvem a teoria Queer e feminista preta.

Os elogios à obra Anarchist Panther:

Em Anarchist Panther, Alston explora as camadas de uma vida revolucionária com franqueza e um compromisso com a interseccionalidade, o antisexismo e o horizontalismo que inspirarão muitos que virão. Esta é uma série de textos que parecem uma homenagem ao nosso passado radical negro e um manifesto para o nosso futuro. Prince Shakur, autor de When They Tell You To Be Good

“Como se respondesse diretamente ao fascismo crescente do nosso momento atual, Ashanti Alston nos desafia a reconhecer e expandir as práticas revolucionárias que já prevalecem nas nossas comunidades. Bem fundamentado, acessível e autocrítico, Anarchist Panther exige que aprendamos com as lutas do passado para reforçar o nosso comprometimento. Uma contribuição inestimável para o cânone dos Panteras Petras.” Orisanmi Burton, autor de Tip of the Spear: Black Radicalism, Prison Repression, e Long Attica Revolt.

“Conheça o seu professor, um profissional excepcionalmente dotado de percepções radicais e compromissos amorosos. Anarchist Panther, de Ashanti Alston, é um livro único sobre rebeliões educacionais, analíticas, políticas e radicais por amor às nossas vidas e liberdades. Ao longo de décadas, esse veterano dos Panteras Pretas trabalhou e lutou pelas liberdades. Ashanti nos presenteou com um dom inestimável: um livro que guarda as memórias, análises e batimentos cardíacos da luta que combate à pobreza, ao fascismo, ao racismo, ao sexismo e à violência contra Queer e Trans. Anarchist Panther incorpora ressurreições expansivas da coalizão arco-íris de Fred Hampton. Todos os que se atrevam a lutar pela libertação precisam ler e refletir sobre este texto único.” Joy James, editora de Confronting Counterinsurgency: Cop Cities and Democracy’s Terrors e autora de New Bones Abolition e Contextualizing Angela Davis.

“Ninguém fica igual depois de interagir com Ashanti e aceitar o seu abraço caloroso. Desde que o conheci, há quase 30 anos, passei a conhecer o pensador político, organizador, catalisador criativo, brincalhão, colega pai, camarada de princípios e filósofo radical com os pés no chão que eletriza as páginas de Anarchist Panther. Ao longo desses capítulos, assim como na vida, Ashanti inicia gestos recíprocos de militância libertária ponderada que absorvem a experimentação e o “fracasso” como arquivos vivos de outro mundo; um mundo que já está ao nosso redor, ativando a insurgência contra esta civilização como porta de entrada para um ser coletivo próspero e autônomo. Este livro é uma revelação sem fim, um convite para comungar com as proliferações vibrantes do anarquismo preto, ao mesmo tempo em que estimula a conexão com tradições interseccionais, divergentes e convergentes de sobrevivência, contra a guerra e libertação.” Dylan Rodríguez, professor emérito da Universidade da Califórnia e autor de Counterinsurgency Machine (no prelo).

A oportuna coleção de Alston oferece à esquerda preta uma análise firme de tudo o que mantém os nossos movimentos presos à doutrina antirrevolucionária, que fala fluentemente uma linguagem que se move contra as forças da predação antipretos e além dos limites da petrificação política. Tea Troutman, editora-chefe da revista Scalawag

Anarchist Panther (Preorder) | The Selected Writings of Ashanti O. Alston

Editora: AK Press

Formato: Livro

Edição: pb

Páginas: 328

Lançamento: 4 de agosto, 2026

ISBN-13: 9781849356022

$18.00

akpress.org

Tradução > CF Puig

agência de notícias anarquistas-ana

Entre as antenas
E as casas todas iguais –
Quaresmeiras!

Paulo Franchetti

Leave a Reply